O que é um discurso coerente?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Ter um discurso coerente é o mínimo que uma companhia pode fazer para mostrar. Essa postura mostra solidez e relevância, além de destacar um cuidado especial com seu público alvo. Porém, muitas vezes, negligenciarmos o todo de nossa história e, também, o foco que desejamos na nossa comunicação.

Ser uma pessoa coerente é agir de acordo com o que falamos e acreditamos, ou seja não mentir para si mesmo, nem para os outros sobre seu modo de viver. Sem camuflagens, sem máscaras, sem mentiras. Ser um cristão coerente é viver como Jesus nos ensinou: respeitando os mandamentos, amando nossos irmãos.

A mensagem de um texto é coerente quando ela faz sentido e é comunicada de forma harmoniosa, de forma que haja uma relação lógica entre as ideias apresentadas, onde umas complementem as outras.

Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.

São seis os tipos de coerência que colaboram para a coerência global de um texto. São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.

2 lógico, racional, compreensível, razoável. Que age com coerência: 3 congruente, adequado, conforme, harmônico, moderado, próprio.

Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio da coerência, ocorre a concatenação das ideias do texto. Ou seja, a formação de uma cadeia de ideias.

Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Falta de coerência; característica, comportamento ou dito sem nexo ou lógica. Qualidade da pessoa que não é consistente no modo como procede. Ausência de lógica entre uma coisa e outra, entre ações e fatos; incongruência. Ausência de relação; falta de conexão; desconexão.

Um exemplo de incoerência é quando alguém age de forma contraditória. A pessoa uma hora afirma algo, outra nega; e suas ações não condizem com as palavras.

Significado de coerência: ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias; relação harmônica, conexão. Ou seja, quando alguém pede que você aja de forma coerente, ela quer que você aja da mesma forma que agiu em outras situações análogas (parecidas) ou que aja da forma como diz pensar sobre determinado tema.

Coerência é percebida por comportamento constante, abotoado aos nossos valores e princípios. A coerência, portanto, está relacionada à credibilidade pessoal, o que requer trabalho consistente. A falta de coerência causa um prejuízo nem sempre percebido.

Exemplos de coesão referencial em frases
- Vitória chorou. Ela não gosta de ser contrariada. Nesse caso, Vitória é o termo referente na oração. A cada vez que for preciso retomar esta palavra, pode-se usar termos parecidos ou sinônimos como o pronome “ela”, ou “a garota” ou outras opções desde que haja sentido.

Já a coerência diz respeito à lógica interna do texto. Não adianta um texto estar gramaticalmente correto e coeso se a mensagem transmitida por ele não for lógica. Em seu texto não podem haver argumentos sem explicação, contradições ou frases soltas sem sentido.

Os princípios da coerência textual são: não contradição, não tautologia e relevância.

Princípios básicos de coerência

  • Princípio da Não Contradição - ideias contraditórias.
  • Princípio da Não Tautologia - ideias redundantes.
  • Princípio da Relevância - ideias que se relacionam.

A coerência textual reside nas entrelinhas da redação, e existem três princípios básicos para que ela seja respeitada:

  • Princípio da não contradição;
  • Princípio da não tautologia;
  • Princípio da relevância.

A coesão textual assegura a ligação entre palavras e frases, interligando as diferentes partes de um texto. Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.

Ou seja, a coesão se relaciona aos elementos que estabelecem uma ligação entre as palavras e as frases de um texto — a mensagem em si. A coerência, por sua vez, estabelece uma ligação lógica entre as ideias. Então, se refere ao significo da mensagem e não a estrutura das frases em si.