Quanto tempo deve durar um discurso de formatura?

Perguntado por: evarela7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

dez minutos

Um discurso de formatura de um paraninfo ou orador pode durar até cerca de dez minutos, tempo suficiente para que o orador esgote os assuntos. Os oradores devem ter em mente que a formatura é um ato solene, caracterizado pelo final de uma longa caminhada.

O objetivo do orador na formatura é proferir o discurso de abertura, que deve ser feito em um curto espaço de tempo e conter as experiências, desafios, vitórias e lutas pelas quais a turma passou desde o início do curso até aquele dia.

Orador: O orador é um formando escolhido pela turma para elaborar e proferir um discurso durante a colação de grau.

O cumprimento deve corresponder sempre à formalidade da circunstância. Desde situações mais formais, quando se cumprimenta dizendo “Senhoras, Senhores”, até às situações informais, quando o cumprimento é feito com um simples “olá”.

Abertura: é o momento de agradecer os presentes, apresentar a temática e preparar o público para as ideias centrais. Comece com uma frase de impacto. Desenvolvimento: conte a história e exemplifique as situações. Conclusão: faça uma reflexão sobre o futuro profissional dos formandos e os agradecimentos finais.

Os discursos devem ter, no máximo, cinco minutos (o que corresponde a duas páginas tamanho A4, fonte Arial tamanho 12 e espaçamento 1,5 entrelinhas). Iniciar cumprimentando componentes da mesa diretiva (na pessoa da autoridade de maior hierarquia). Em seguida, cumprimentar o público, citando pais, familiares e amigos.

A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do Patrono não é obrigatória, além disso quem realiza o discurso é o Paraninfo. O patrono é uma pessoa que é admirada pela turma, seja pelo profissional que ele é ou por uma causa que ele defende.

Entre outras coisas, o regulamento determinou que é a própria faculdade quem escolhe o aluno orador da turma que fará o juramento e os alunos que prestarão homenagens aos pais, amigos e ausentes. Também é a faculdade a responsável por escolher a empresa que cuidará da solenidade de colação de grau.

Discurso do orador e do paraninfo
O primeiro a falar na colação de grau é o orador escolhido pela turma. Assim, ele cumprimenta os membros da mesa de honra e começa o discurso. Depois, é a vez do paraninfo, que deve agir igual ao orador.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

Dê atenção para a sua postura
Faça contato visual com o público: isso é fundamental. Não deixe os ombros curvados e mantenha uma postura disposta frente à plateia. Seja bem humorado e gesticule com as mãos quando julgar necessário. Essa confiança é essencial para construir uma relação com as pessoas presentes.

Na colação de grau, há o momento em que o paraninfo realiza um discurso que possui muitos conselhos para os formandos no que diz respeito ao seu futuro profissional. Além disso, o paraninfo relembra os bons momentos vividos ao longo do curso, as dificuldades e os obstáculos que surgiram até a conquista do diploma.

Os formandos deverão entrar com o capelo na mão esquerda e só colocá-lo após o juramento e o ato de colação, que será feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Depois da cerimônia, os alunos podem levar o capelo como recordação.

Cada formando pode levar até sete convidados, que obrigatoriamente devem apresentar o convite na porta do evento. Crianças com 5 anos de idade ou mais devem apresentar convite para a colação de grau.

Como treinar a oratória?

  1. Prepare-se para a apresentação. O segredo de uma boa apresentação é estar preparado. ...
  2. Planeje o que você vai falar. É comum que a pessoa que vai falar receba uma pauta sobre o assunto. ...
  3. Tenha objetividade. ...
  4. Não fique se desculpando. ...
  5. Procure interagir com seu público.