Como identificar o discurso indireto?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

O discurso indireto acontece quando o próprio narrador diz o que outra pessoa ou personagem disse. O narrador utiliza suas palavras para transmitir a fala das personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa.

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

O discurso indireto:

  1. é introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita também pelo narrador.
  2. é construído na mesma frase, não havendo mudança de linha ou de parágrafo;
  3. é feito na 3.

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: indireto. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: indirecto. Grafia no Brasil: indireto.

Para utilizar o discurso indireto é preciso usar um verbo de elocução seguido de um conectivo (preposição, conjunção etc.) que executa a mudança de voz do narrador para a voz da personagem. Exemplo: Eles disseram que não era possível entrar no estabelecimento.

Características do Discurso Indireto
O discurso é narrado em terceira pessoa. Algumas vezes são utilizados os verbos de elocução, por exemplo: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar.

Discurso indireto
É aquele no qual a fala do interlocutor é incorporada à fala do narrador.

Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto). Faça uma lista com os alunos de palavras que eles acham que indicam que algum personagem irá começar um discurso.

A forma como a voz das personagens é introduzida na voz do narrador é chamada de discurso. Através de uma correta utilização dos tipos de discurso, a narrativa poderá assumir um caráter mais ou menos dinâmico, natural, interessante ou objetivo, o que contribui decisivamente para o sucesso do texto narrativo.

O discurso indireto ocorre quando o narrador da história diz ou escreve o que outro personagem disse. Portanto, o narrador utiliza suas próprias palavras para transmitir a ou as falas de um ou demais personagens. Esse tipo de discurso será sempre feito na 3ª pessoa.

Espera-se que eles associem o discurso direto à construção em que as personagens têm voz e, assim, dialogam diretamente com o leitor, e o discurso indireto à construção em que a voz da personagem é reportada pelo narrador.

Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. b) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens. c) Normalmente é escrito na terceira pessoa.

Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem atuar como objetos diretos ou indiretos, de acordo com a transitividade verbal.

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Pronomes interrogativos
Colocamos essas orações no discurso indireto utilizando "ask" (ou outro verbo de significado similar) + pronome interrogativo + oração. A oração contém a pergunta dentro da ordem normal das palavras e a alteração necessária do tempo verbal.