O que é um elemento multimodal?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4 / 5 11 votos

O texto multimodal é aquele que se compõe de duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala ou gestos. São exemplos de textos multimodais: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges.

a mistura de diferentes linguagens (como texto escrito, imagens, cor, formas). diferentes sequências tipológicas, por exemplo, a narrativa e a argumentativa.

Textos multimodais são caracterizados pela presença da linguagem verbal (oral e/ou escrita) e linguagem não verbal (visual). Entre eles, podemos citar: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges.

O texto multimodal é aquele que se compõe de duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala ou gestos. São exemplos de textos multimodais: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges.

Eles nos servem nos mais diversos contextos e nos convidam a olhar através deles para nos aproximar de suas finalidades comunicativas. Digo no plural porque os textos em nosso cotidiano são múltiplos: podem ser sons, palavras e imagens, estáticas ou em movimento.

É a integração de imagens, gestos, vídeos, áudios e outros elementos além do texto. Por isso, considerando que cada aluno aprende melhor de uma forma diferente (lendo, ouvindo, falando, vendo;), podemos perceber a importância da linguagem multimodal no contexto escolar, para o alcance dos objetivos de aprendizagem.

A multimodalidade não se deve, contudo, somente ao desenvolvimento das TICs, mas também à grande variedade de culturas nas quais estamos inseridos. Sendo assim, para a compreensão desses textos e para a comunicação, são necessários novos letramentos ou multiletramentos.

Em sala de aula, os infográficos podem ser incorporados em atividades de interpretação textual, a partir de questionamentos sobre as narrativas construídas e recursos mobilizados. Outra opção é estimular que os(as)estudantes construam seus próprios infográficos, a partir de temáticas locais e relevantes para o grupo.

A linguagem multimodal refere-se à exploração de diversos modos para comunicar sentidos e significar os fenômenos das Ciências da Natureza e de outras áreas do ensino. O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento sobre a linguagem multimodal no ensino de Ciências.

Na multimodalidade, o OTM é quem assume a responsabilidade de todo o processo, independentemente dos modais determinados para a entrega. Já a intermodalidade tem uma divisão clara das responsabilidades a cada meio de transporte apontado para cada trecho.

A interação multimodal é a combinação de múltiplos sensores de entrada e/ou saída de informações que possibilitam a interação do usuário com o software, viabilizando a escolha da modalidade que deseja (voz, gestos, toque, etc.) e ainda alternar entre elas.

Resumo. Textos multimodais são aqueles compostos por mais de um modo semiótico que se integram na construção de sentido do texto e se fazem presentes no nosso dia a dia como os textos publicitários, as historinhas e as charges.

A linguagem multimodal, aquela que integra som, imagem, texto e animação, apresenta muitas vantagens ao contexto educativo, colabora com o processo de ensino aprendizagem desde que utilizadas adequadamente.

Em linhas gerais, a Narração Multimodal é uma narrativa dos eventos que ocorreram em sala de aula durante o desenvolvimento de uma tarefa específica. No entanto, é mais do que uma narrativa comum, uma vez que explicita a intencionalidade do professor.

A representação multimodal se materializa na produção de sentidos pela conjunção dos vários recursos semióticos; entre eles, a imagem está presente em eventos comunicativos ou situações de comunicação refletindo a dimensão expressiva e produzindo sentidos.

Algumas das vantagens do transporte multimodal é a exploração dos outros modais, melhor uso das condições disponíveis e de modais eficientes, com foco na diminuição dos custos e mais centralização da responsabilidade em um único operador de transporte, através de contrato.

As reportagens são gêneros multimodais, ou seja, são riquíssimos na utilização de diferentes formas de interação textual, possibilitando o desenvolvimento de habilidades de leitura de outras linguagens, além da linguagem verbal tradicionalmente considerada na escola.

Os textos multissemióticos, ou multimodais, são marcados pela presença das palavras e de outros recursos, como imagem, sons, gráficos e links, permitindo diversos modos de leitura, ou seja, é a linguagem verbal e não-verbal em um só produto.

A multimodalidade é uma abordagem semiótica de inspiração linguística, definida em termos formais como “maneiras de caracterizar situações comunicativas, consideradas aqui de maneira ampla, constituídas a partir da combinação de diferentes formas de comunicação para que sejam efetivas” (BATEMAN; WILDFEUER; HIIPPALA, ...

O transporte multimodal é uma modalidade de transporte que se caracteriza pela utilização de dois ou mais modais de transporte para transportar as mercadorias da origem até o destino final, podendo se valer de caminhões, trens, navios, aviões ou outros meios de equipamentos necessários para realizar as entregas, e com ...

Quais as vantagens do transporte multimodal
O transporte multimodal consiste na união do que há de mais eficiente nos múltiplos meios de transporte. Ele é capaz de reduzir custos ao otimizar a utilização das rotas e encurtar prazos de entregas.