O que é um gás criogênico?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Os gases criogénicos são gases em estado líquido a temperatura muito baixa. Um aumento da temperatura levaria à transição da fase líquida para a fase gasosa. Também pode encontrar o gás em estado sólido, como o gelo seco. O gelo seco é CO2 a -80 °C, pelo que também existe o risco de ocorrerem queimaduras criogénicas.

Um tanque criogênico é um equipamento que armazena produtos em estado líquido a baixíssima temperatura (-183 graus Celsius, para o oxigênio). Na verdade, ele é composto por dois tanques, sendo um interno, que armazena o produto, e outro externo que tem função de proteção.

A criogenia de humanos, conhecida cientificamente como crônica, é uma técnica que permite refrigerar o corpo até à temperatura de -196ºC, fazendo com que o processo de deterioração e envelhecimento pare. Assim, é possível manter o corpo nas mesmas condições durante vários anos, para que, no futuro, seja reanimado.

Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.

Estes são os principais tipos de gases industriais:

  • hidrogênio.
  • nitrogênio.
  • argônio.
  • dióxido de carbono.
  • oxigênio.
  • hélio.

O 4 GAS EASY quantifica e sinaliza a presença de Monóxido de Carbono (CO), Gás Sulfídrico (H2S) e Oxigênio (O2) via sensores eletroquímicos; e de atmosfera explosiva (EX) através de sensor catalítico.

Em tese, o processo de criopreservação é simples. Primeiro, o sangue é drenado do corpo e, em seguida, substituído por um líquido crioprotetor, o M-22, à base de glicerina. O objetivo desta substância química é evitar a formação de cristais de gelo que podem causar danos irreparáveis nas células do organismo.

Os mais conhecidos são:

  • Gás natural;
  • Gás carbônico;
  • Gás nobre;
  • Gás combustível;
  • Gás metano;
  • Gás butano;

Gases são substâncias no estado gasoso que ocupam todo o recipiente que os contém e não possuem forma e volumes definidos. Os balões são uma forma de perceber como os gases ocupam todo o espaço que os contém.

O oxigênio é obtido industrialmente por meio do processo de destilação criogênica, isto é, que envolve baixas temperaturas. A matéria-prima dessa produção é o ar atmosférico, que tem aproximadamente 20% de oxigênio em sua composição. “Após a captação na atmosfera, o ar é comprimido e resfriado até se liquefazer.

Para o transporte e armazenamento correto dos líquidos criogênicos devemos usar tanques criogênicos, que por sua vez podem ser tanques fixos e móveis, e, até mesmo camiões-cisterna projetados para o transporte de gases líquidos.

Descrição. Tanques cilíndricos horizontais de parede simples e dupla para armazenamento subterrâneo de líquidos inflamáveis e não inflamáveis.

Robert Ettinger, considerado o “pai da criogenia”, um processo de congelamento de corpos à espera dos avanços da ciência para serem ressuscitados, morreu no sábado, aos 92 anos, nos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira seu filho David.

Kim Jung-kil (nome fictício) pagou para congelarem o corpo de sua mãe, que morreu de câncer aos 83 anos em 2020. Ele não está sozinho. Há cerca de 600 corpos humanos criogenicamente congelados ao redor do mundo.

Quem inventou a técnica? O termo criogenia foi inventado pelo professor holandês Heike Kamerlingh Onnes, em 1894, para a definição do processo de liquefação de substâncias que se encontram permanentemente na forma gasosa no meio ambiente, como o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o hélio.

Uma hipotermia profunda, em temperatura corporal abaixo de 27°C, geralmente leva à morte. O congelamento também está dividido em três etapas. No primeiro grau, a pele fica vermelha, aparece inchaço e ardor. No segundo grau aparecem hematomas e bolhas cheias de líquido seroso, e o inchaço aumenta.

A tecnologia de congelamento de corpos inteiros é possível, mas ainda existem muitas limitações, como explica o Dr. Ayoub — e vale reforçar que o procedimento não é feito no Brasil.