O que é um gênero de texto?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.

Um meio para definir qual o genero, é ler o texto e definir o que ele exprimi, se é dissertativo-argumentativo, descritivo, narrativo, expositivo, injuntivo(instrutivo). Por exemplo, O texto narrativo, tem como ponto principal narrar uma historia, com ações de personagens em um tempo e espaço próprio.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

São exemplos de gêneros textuais: carta de solicitação, ata, publicidade, notícia, reportagem. Gêneros e tipos se relacionam, pois, para materializar os textos em gêneros, é necessário mobilizar o tipo ou tipos textuais adequados para o objetivo.

Os gêneros literários são: narrativo ou épico, lírico e dramático. O gênero narrativo se refere a textos que contam histórias.

Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem

  • 1 Texto injuntivo.
  • 2 Texto dissertativo.
  • 3 Texto narrativo.
  • 4 Texto descritivo.
  • 5 Texto expositivo.

Os gêneros literários são classificações em grupo dos diversos tipos de obras literárias existentes. Os gêneros literários resultam dos diversos tipos de produção literária existentes. Existem diversos tipos de produções literárias – romances, poemas, contos, tragédias, comédias etc.

Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.

Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.

O que é um gênero textual
São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.

O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço. O narrador pode ser onisciente, observador ou personagem da narrativa, que pode conter um discurso direto, indireto ou indireto livre.

Gêneros textuais estão relacionados às diversas formas de comunicação. Eles são usados em nossas práticas sociais diárias e possuem estruturas e objetivos específicos. Existe uma diversidade de gêneros textuais. Gêneros textuais diversos são utilizados em nossas práticas sociais diárias.

Os gêneros textuais são enunciados relativamente estáveis ancorados em tipos textuais. Eles surgem, principalmente, em virtude do dinamismo das interações sociais. Ao longo de nossas vidas, somos expostos a variados tipos de leituras e envolvemo-nos em diversas situações comunicacionais.

São exemplos de gêneros: romance, conto, fábula, lenda, notícia, carta, bula de medicamento, lista de compras, cardápio de restaurante, entre outros. Quando trata-se de tipos textuais, as classificações são fixas. Elas definem e diferenciam o texto a partir da estrutura e dos aspectos linguísticos.

O termo “gênero” origina-se do latim genus, eris, que significa nascimento, descendência, origem, e refere-se a um conjunto de características temáticas e formais intrínsecas às manifestações literárias. Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático.

Ao perguntar o gênero, sempre deixe a opção “outros”. Assim, você evita constrangimentos desnecessários por não ter categorias que o respondente se identifique. O processo de auto identificação com algum ou nenhum gênero pode ser difícil e confuso.

O texto descritivo é um tipo textual que tem como principal função descrever um local, paisagem, personagem, acontecimento etc. Assim, ele é capaz de formar uma imagem ao leitor por meio de um retrato escrito. Esse tipo de texto pode ser classificado como subjetivo ou objetivo.