O que é um política em SST quem deve implementar?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A Política de Saúde e Segurança do Trabalho (PSST) representa um conjunto de normas, padrões e objetivos. Determinadas pelas empresas em relação à integridade física de seus funcionários. Com esta política, as empresas podem definir ações para que sejam evitados acidentes durante a jornada dos funcionários.

A política de segurança em uma empresa deve prezar pelo conjunto de princípios, diretrizes e metas que condicionam uma estratégia na organização. Com isso, busca-se preservar a incolumidade das pessoas, proteção do patrimônio e missão do negócio.

A responsabilidade técnica do profissional de SST está no Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), que deve ser elaborado por médico do trabalho ou engenheiro de segurança no trabalho, nos termos do art. 58, §1º da Lei nº.

O responsável por regulamentar a SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do DSST. A Saúde e Segurança do Trabalho, também conhecida como SST, é um tema em alta.

Na política devem constar também os tipos de risco aos quais cada trabalhador está sujeito, detalhando formas de prevenção de acidentes e procedimentos de suporte e socorro. Deve abordar também de que maneira a política será implementada, divulgada e monitorada no dia a dia do negócio.

O primeiro passo para implementar uma Política de Segurança da Informação na sua empresa é realizar um diagnóstico para identificar quais são os riscos e vulnerabilidades a que a empresa está exposta.

A Política de Segurança no Trabalho deve assegurar o comprometimento da gestão executiva em garantir trabalho saudável e seguro aos funcionários de todos os níveis e setores. Ela também distribui responsabilidades entre os colaboradores para que todos possam contribuir com o exercício diário dos padrões estabelecidos.

A SST, além de ser um meio para a manutenção da integridade dos colaboradores, é também uma forma minimizar prejuízos financeiros, potencializar os resultados da corporação e se manter de acordo com a lei.

R$ 3.018,70

Qual o salário de um Técnico em segurança do trabalho? O salário médio de um Técnico em segurança do trabalho no Brasil é de R$ 3.018,70. Os estados onde a profissão de Técnico em segurança do trabalho têm os melhores salários são São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima.

Os 3 pilares de uma Política de Segurança da Informação
Em sua essência, ela deve abranger três pilares fundamentais, conhecidos como CID: Confidencialidade; integridade; disponibilidade.

No ambiente empresarial, ela deve incluir diretrizes sobre como os funcionários devem lidar com dados confidenciais, quais tipos de acesso à informação são permitidos, como os dispositivos móveis devem ser protegidos e quais medidas devem ser tomadas em caso de violação de segurança.

Diversos órgãos concordam que o envio dos eventos SST não é uma atribuição dos escritórios de contabilidade, mas sim da gestão de SST das empresas, porém, contadores e empresas podem entrar em acordo.

Quem é o responsável pelo envio das informações? A própria empresa. Porém, ela pode permitir que o envio seja feito por uma Clínica ou Profissional de SST, desde que ela tenha a procuração eletrônica e um Certificado Digital.

O responsável é sempre quem faz e assina.

Multas do eSocial para o envio fora do prazo
Embora o envio do SST ao eSocial esteja em vigor desde janeiro de 2022, as multas e penalizações ficaram para 2023. E o valor varia entre 400 Reais à 181.284,63 reais.

O que é SST no eSocial? A relação do SST (Segurança e Saúde no Trabalho) no eSocial consiste em unificar e simplificar o envio de informações relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores em uma única plataforma digital.

Para o ambiente do eSocial (Previdenciário), os empregadores têm que enviar apenas 3 eventos:

  • O evento S-2210 que é a CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho;
  • O evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador, e.
  • O evento S-2240 – Condições ambientais do trabalho.