O que é um pulso cheio?

Perguntado por: aperes2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

PULSO FORTE/ CHEIO: Quando se exerce uma pressão moderada sobre a artéria e há certa dificuldade de obliterar a artéria, o pulso é denominado de cheio.

Arritmias cardíacas são sequências de batimentos cardíacos irregulares, muito rápidos ou muito lentos, ou que percorrem o coração por vias anormais de condução elétrica. As arritmias cardíacas são geralmente causadas por cardiopatias.

É a verificação dos batimentos cardíacos, através da palpação do fluxo sanguíneo em artérias superficiais em vários pontos do corpo, o que constitui um indicador circulatório.

ARRITMIA CARDÍACA
Se o batimento estiver muito rápido, chama-se taquicardia. Se muito lento, bradicardia.

No pulso, basta colocar o dedo indicador e médio esticados sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar. Se for no pescoço, você também pode colocar o dedo indicador e médio na lateral do pescoço, próximo de uma veia carótida, pressionando levemente até sentir a pulsação.

PULSO FORTE/ CHEIO: Quando se exerce uma pressão moderada sobre a artéria e há certa dificuldade de obliterar a artéria, o pulso é denominado de cheio. PULSO FRACO/FINO/ FILIFORME OU DÉBIL: Difícil de sentir por pressão digital. Indicam redução da força ou volume do pulso.

A Frequência Cardíaca
Na primeira infância varia de 120 a 130 bat./min.; na segunda infância de 80 a 100 e no adulto é considerada normal de 60 a 100 batimentos por minuto, sendo que acima do valor normal, temos a taquisfigmia e abaixo bradisfigmia.

A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista. O especialista ressalta que evitar as arritmias ainda é a melhor maneira de impedir morte súbita ou derrames causados pela doença. Mas, como prevenir o distúrbio e manter o coração no ritmo?

O pulso latejante que desaparece rapidamente não significa nada, sendo a causa mais comum a prática de atividade física. Entre outras causas para aumento do batimento cardíaco estão: situações como ansiedade, consumo excessivo de cafeína, consumo excessivo de estimulantes, arritmia cardíaca e hipertireoidismo.

Diagnóstico com eletrocardiograma
Quando o paciente sofre de arritmia, geralmente, o coração dispara de forma súbita e também volta ao normal de forma súbita. Já os pacientes com crise de ansiedade, sentem as palpitações aumentarem e voltarem ao normal de uma forma mais gradual.

pulso filiforme: pulso muito fraco.

Quais são os sinais vitais?

  • Frequência cardíaca.
  • Frequência respiratória.
  • Pressão arterial.
  • Temperatura.
  • Comece pela temperatura.
  • Tome a pulsação.
  • Siga para a Frequência Respiratória (FR)
  • Meça a pressão arterial.

É recomendável a palpação dos pulsos superiores, o radial e o braquial, e dos inferiores pedioso, poplíteo e tibial posterior. Outros pulsos são palpáveis e aconselháveis para palpação em casos específicos, como o femural em casos de emergência.

Terminologia: Pulso normocárdico: Batimento cardíaco normal. Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais.

Aplique gelo ao punho torcido.
Aplique-o à parte mais sensível do punho para reduzir o inchaço e a dor. Deixe o gelo de 10 a 15 minutos a cada duas ou três horas por alguns dias, reduzindo a frequência à medida que a dor e o inchaço diminuírem.

Uso de anti-inflamatórios para aliviar as dores e diminuir a inflamação; Imobilizar a articulação; Cirurgia, se necessário (só em alguns casos – no entanto 8 de 10 conseguem-se curar através do nossos tratamentos inovadores).

Bursite. A dor no pulso ou punho também pode ser causada por bursite, que é uma inflamação da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido que serve como um amortecedor entre os ossos, tendões e músculos, evitando o contato com estas estruturas que poderiam ser danificadas pelo atrito constante.