O que é um verbo desinencial?

Perguntado por: emata . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Também chamado de "sujeito oculto", o "sujeito desinencial" é aquele que não aparece de forma explícita na frase. Para identificá-lo, devemos observar a desinência do verbo; a terminação que indica a pessoa verbal que o acompanha, gênero, número, etc.

Também conhecido como sujeito implícito, elíptico ou desinencial, o sujeito oculto não está explícito e só pode ser identificado por meio da desinência do verbo: Agimos com ética, por isso somos os melhores. Nesse exemplo, está implícito o sujeito “nós”.

Sujeito desinencial é o sujeito oculto, pois o mesmo é identificado pela terminação do verbo. Não é o mesmo que sujeito indeterminado, pois neste caso, o sujeito não pode ser determinado, uma vez que o verbo fica na 3ª pessoa do plural ou usando a partícula "se".

Essa subdivisão da desinência verbal, assim como o nome que a denomina, irá indicar o número e a pessoa do verbo. Isto é, o singular, o plural e as pessoas referentes a ele: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas. A desinência número-pessoal não indica o tempo e o modo verbal, ou seja, não refere-se a conjugação.

Desinências são as partículas nominais ou verbais localizadas no final das palavras para indicar suas flexões. As desinências nominais indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (plural e singular) dos substantivos e dos adjetivos que permitem alguns tipos de flexão. Exemplos: AMIG-O.

Também chamado de "sujeito oculto", o "sujeito desinencial" é aquele que não aparece de forma explícita na frase. Para identificá-lo, devemos observar a desinência do verbo; a terminação que indica a pessoa verbal que o acompanha, gênero, número, etc.

O sujeito indeterminado não pode ser identificado, por isso ele pode ser confundido com o sujeito oculto. O sujeito oculto, também conhecido como desinencial ou elíptico, apesar de não estar explícito pode ser identificado. Isso acontece quando o contexto ou a forma verbal permitem perceber quem é o sujeito.

c) Provavelmente, é usado o sujeito desinencial porque todas as ações fazem referência ao mesmo sujeito. Resposta: Explicação: Olá, tudo bem?

Alternativa correta: c) Gostamos de pular Carnaval. O sujeito oculto, também chamado de elíptico, desinencial ou implícito, é aquele que não está declarado na oração.

O predicativo do sujeito é um termo que classifica o sujeito da oração, estando ligado a este por meio de alguns verbos que indicam estado permanente ou transitório. O predicativo do sujeito é um termo localizado no predicado da oração que serve para qualificar ou classificar o sujeito.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito.

Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Desinências número-pessoais (DNP)

PresentePretérito Perfeito
PessoaSingularPlural
1.ª-o-mos
2.ª-s-stes
3.ª--ram

O radical é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo. Vamos tomar como exemplo alguns verbos e seus radicais. A vogal temática, por sua vez, é o elemento que permite a ligação entre o radical e as desinências.

Desinência verbo nominal: indica as formas nominais, o infinitivo, o gerúndio ou o particípio, dos verbos. -r: desinência indicativa de infinitivo. Exemplo: chorar, comer, reza, estudar; -ndo: é desinência indicativa de gerúndio.