O que é uma corrente de Curto-circuito dentro de um gerador real?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A corrente de curto-circuito, por sua vez, mede a máxima corrente elétrica que pode ser produzida pelo gerador, para tanto, é necessário que os terminais do gerador sejam diretamente conectados por um fio condutor.

Basta usar a fórmula básica de potência, S = U x I. Assim, a corrente por fase será igual a 25K/220 = 113,63A. Lembrando que esta é a corrente máxima com a qual o gerador poderá alimentar as cargas a ele acopladas, independente do tipo de carga.

Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.

O gerador é posto em curto-circuito quando os seus pólos são ligados diretamente por um fio condutor de baixa resistência.

A determinação da corrente de curto-circuito, em qualquer ponto da instalação elétrica, é baseada nas IMPEDÂNCIAS envolvidas no sistema. - Impedância dos Transformadores; - Impedâncias dos Motores e Geradores; - Impedâncias dos Cabos e Barramento.

Um curto-circuito elétrico se dá através de uma elevada passagem de corrente elétrica, muito ou pouco acima do normal, dependendo da intensidade de energia. Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha.

Por ordem de gravidade, os principais tipos de curtos-circuitos podem ser divididos em [3]: (a) trifásico; (b) fase-fase e fase-fase com terra; (c) fase-terra.

Um curto-circuito pode causar danos de diferentes tipos. Um deles é a queima de equipamentos, como geladeira, televisão, computador, micro-ondas, máquinas usadas em indústrias e empresas e assim por diante. Dependendo do preço do produto, o prejuízo financeiro pode ser muito alto.

O fenômeno utilizado por alguns dos geradores acima para transformar energia mecânica em elétrica é chamado de indução eletromagnética. Esse processo consiste em mudar o fluxo de campo magnético sobre uma espira condutora, promovendo, assim, o surgimento de uma corrente elétrica alternada.

Geradores ideais são aqueles que convertem toda a energia recebida em energia elétrica. Porém, por serem idealizações, não podem ser verificados experimentalmente. Já em geradores reais, parte da energia fornecida ao circuito é dissipada. Isso acontece devido à resistência interna (r).

No caso do gerador de energia, a força mecânica fornecida ao gerador transforma-se em energia elétrica através de um fenômeno químico conhecido como indução eletromagnética, que funciona como uma espécie de condutor que se movimenta no campo magnético do gerador.

adjetivo Que tem pouco comprimento: braços curtos. Que tem pouca duração; rápido; breve: filme curto. Em pequeno número; raros, esparsos: curtos momentos de alegria.

Como funciona um gerador? Geradores de energia convertem energia mecânica em energia elétrica, para isso acontecer o gerador depende de indução eletromagnética. O dínamo é um dos tipos de geradores de energia mais conhecidos e converte a energia mecânica existente na rotação do eixo.

Você sabe como ocorre um curto-circuito? O conceito é bem simples: ele surge quando uma corrente elétrica muito potente passa por um sistema elétrico (circuito) que não consegue segurar o seu fluxo. Desta forma, a corrente segue seu caminho sem impedimento, gerando uma sobrecarga.

Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.

Fórmula para Cálculo da Corrente de Curto-Circuito! Substituindo os valores novamente, podemos ver que a corrente de curto-circuito é igual a 118,11A dividido por 0,04. Então a corrente de curto-circuito é igual a 2.952,76A ou 2,95KA.

Esse contato, provoca o aumento da temperatura naquele ponto a milhares de graus, podendo chegar até 5500 ° C ou 10000 ° F (DEHAAN, 2007).

A corrente é dita simétrica quando a envoltória da corrente de curto-circuito é simétrica em relação ao eixo dos tempos. Caso contrário, a corrente é dita assimétrica.