O que e uma enumeração exemplos?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

substantivo feminino Ação de enumerar, de contar ou de calcular um por um; contagem. Ato de colocar itens ordenadamente numa lista; listagem, rol. Especificação de coisas uma por uma. Conta numérica pela série natural dos números.

A enumeração é um estilo de escrita que consiste em enumerar, isto é, listar determinados eventos, coisas ou características para o leitor. Desta forma, o autor identifica os elementos em uma sequência que deseja seguindo uma ordem estabelecida pelo próprio.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

Enumeração
A enumeração é o segundo dos tipos de argumentos que abordaremos aqui. Nela, você deve citar os vários argumentos que tem sobre a sua tese, um a um, de modo a, literalmente, enumerar uma série de fatos que comprovam a relevância do que você está defendendo.

Os dois-pontos são usados principalmente em três situações: ao indicar uma citação, uma enumeração ou uma explicação.

MODELO: ENUMERAÇÃO INICIAL
Uma possibilidade produtiva para abrir seu texto é a enumeração inicial. Você destaca três ou quatro palavras impactantes relacionadas ao tema e começa seu texto com elas. Pode apresentá-las com vírgula ou ponto, respeitando o emprego de maiúsculas e minúsculas.

Recebem o nome de enumeração caótica situações discursivas em que os termos da série não parecem suceder-se organizadamente nem com um movimento orientado, antes porém parecem estar dispostas ao acaso e visam um efeito de acumulação e intensificação.

Contar por partes, narrar minuciosamente; especificar.

Na enumeração, não há contagem e na numeração, há um sequência que é seguida oralmente. e. Na enumeração, não há contagem e na numeração, utiliza-se a contagem com os números.

É simples: as duas palavras existem na língua portuguesa e são sinônimas, isto é, têm o mesmo significado, segundo os dicionários. Observem os exemplos: “Eu ENUMEREI os presentes para facilitar a contagem final”. “Eu NUMEREI as carteiras onde as pessoas se sentaram para não me confundir”.

Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc. – Fez tudo conforme o combinado, isto é: saiu acompanhada, fez a denúncia e retornou rapidamente para casa. – Não era inveja: era decepção e vergonha.

Significado de exemplo
O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos. Situação da qual é possível tirar um ensinamento ou serventia. Modelo que se assemelha a outra coisa ou pessoa: Maria é um exemplo de virtudes cristãs.

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como: exemplificando; por exemplo; isto é; tal como; em outras palavras.

Substantivo. Quando usado como substantivo, "quê" exerce a representação de algo indefinido ou de algo que é difícil. Exemplos: A cultura daquele país tem um quê de atraente.

A enumeração consiste em citar vários argumentos que você possui sobre o assunto, um a um. Assim, você irá enumerar uma série de fatos que atestam a relevância do que você está defendendo. É essencial que você organize uma ordem de ideias no desenvolvimento.

  • Argumento de autoridade. É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

4 Tipos de argumentos

  • Argumento de autoridade.
  • Argumento indutivo.
  • Argumento por analogia.
  • Argumento dedutivo.
  • Tipos de argumentos inválidos.
  • Referências e leitura adicional.

A vírgula separa termos enumerados ou repetidos, quando não há uma conjunção separando esses termos (e, ou, nem) e quando esses termos têm a mesma função sintática. Enumeração: Já compramos farinha, açúcar, ovos, leite, óleo e chocolate. Dá última vez você levou um vestido, uma blusa, um casaco, uma bolsa e um colar.

Resumo sobre dois-pontos
Indicam uma pausa breve antes de citação, explicação ou enumeração. Assim como eles, o ponto e vírgula pode ser usado em uma enumeração.

As reticências indicam interrupção, hesitação ou uma lacuna a ser preenchida. As reticências são um sinal de pontuação usado para representar uma interrupção ou hesitação no discurso, além de deixar uma lacuna que pode ser completada pela imaginação do leitor.