O que é uma família tóxica?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Segundo a psicóloga Beatriz Lima, “família tóxica ou disfuncional é aquela que frequentemente tem comportamentos não-saudáveis, como chacotas, mentiras, chantagens e manipulação, dando margem a sentimentos de angústia e sofrimento”.

“Quando o núcleo familiar é tóxico se afastar é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Pense no que dirá ao resto da família, quando alguém perguntar sobre sua decisão de afastar-se. Procure ser breve e contundente, sem abrir espaço para discussões. Você pode, por exemplo, dizer algo como: “Decidi que me afastar seria o melhor para mim, e até agora não me enganei.”.

Se você é do tipo de pessoa que gasta tempo e energia para falar mal dos outros, sendo extremamente crítico com o que fazem os demais, cuidado! Este é um dos primeiros sinais de uma pessoa tóxica. O excesso de crítica muitas vezes esconde inveja e falta de autoconfiança.

Distancie-se do familiar tóxico.
Afastar-se do seu pai ou da sua mãe vai ajudar você a se sentir mais confiante para encarar o mundo de frente. Caso não queira cortar o contato completamente, reduza as visitas e comunicações por um tempo para ver como você se sente com os seus pais ocupando um espaço menor na sua vida.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Para contrabalançar os efeitos negativos de ter uma mãe tóxica, tente construir laços mais fortes com outros membros da família, a começar pelos mais próximos. Converse com eles sobre como se sente em relação à sua genitora. Pergunte se eles sentem o mesmo e como lidam com a situação.

A relação entre mãe e filha é mais complicada que entre mãe e filho porque é competição. A filha quer ao mesmo tempo ser igual e diferente da mãe. E, logicamente, tudo isso pode nunca aparecer ou pode ser motivo de rivalidade, conflito e briga.

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Mommy Burnout: a síndrome do esgotamento na maternidade
Mais uma vez, sentir-se cansada ao final de um longo dia é natural, desde que a exaustão não vire algo constante, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que a mãe perca seu interesse e motivação por coisas que antes gostava de fazer.

Corresponde a uma atitude adolescente, mas persiste em muitos adultos. O núcleo familiar não é como a pessoa deseja, e isso é motivo suficiente para negar o seu amor. É comum que esse ódio surja porque a pessoa sente que a família falhou de uma forma séria ou quando sofreu maus-tratos graves.

Não é uma via de mão única e aceitar meus sentimentos — bons e ruins — com relação à minha família é uma parte importante do processo de lidar até hoje. Se for possível, estar fisicamente distante pode ajudar a enxergar tudo com mais clareza e conseguir mais autonomia para si.

Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e incompreensão. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida. É por isso que um dos primeiros efeitos desta nova situação pode ser este.

Como lidar com pessoas tóxicas. 8 dicas e um exemplo, por uma psiquiatra

  1. O valor da discrição. ...
  2. Evitar o contacto. ...
  3. Ignorar as opiniões. ...
  4. Não dar aos outros tanto poder sobre a minha saúde. ...
  5. Aprenda a adaptar-se. ...
  6. Compreender o comportamento. ...
  7. Usar o coração. ...
  8. Perdoar.

O que você tem a ganhar aprendendo a lidar com pessoas difíceis?

  1. Mantenha a calma.
  2. Demonstre sua insatisfação com clareza.
  3. Escute a pessoa (na medida do possível)
  4. Seja um exemplo positivo.
  5. Utilize a equipe a seu favor.

Isso acontece porque o ser humano tem uma grande necessidade de pertencimento a um grupo, de aceitação e de aprovação. A família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte. Quando se trata de rejeição familiar, o desafio se torna um pouco maior, pois é algo que pode estar atrelado ao indivíduo desde a infância.

Infelizmente esse é um quadro ideal e não o real. Na realidade, não apenas você, mas muitas outras pessoas se sentem assim. Talvez esse seu sentimento corresponda a de fato como sua família é, ou pode ser uma visão distorcida sua.