O que e uma leitura cartográfica?

Perguntado por: ocampos . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Na leitura dessas representações, a atribuição de sentido também ocupa papel central: ler um mapa, por exemplo, envolve atribuir sentido a cores, linhas, compreender as relações entre os elementos, fazer correspondência com a legenda, entre outras habilidades.

A alfabetização cartográfica é o objetivo básico das séries iniciais e ela propõe atividades que desenvolvam as seguintes noções: pontos, linha, área, lateralidade, orientação, localização, referências, noção de espaço e tempo (RIBEIRO et al., 2001).

A linguagem cartográfica está associada ao desenvolvimento de estruturas do pensamento que possibilitam a leitura, compreensão e produção de representações espaciais e possui uma simbologia específica, cuja mensagem pode ser lida e interpretada.

Conhecer cartografia é muito importante, pois proporciona a aquisição de conhecimentos e compreensão do espaço geográfico, levando o aluno a analisá-lo de forma crítica e atuar na realidade à qual pertence, contribuindo para a construção da cidadania.

Através da linguagem cartográfica é possível pensar significativamente o conhecimento do espaço geográfico, representar conteúdos, sintetizar informações para que o aluno torne-se um leitor crítico e mapeador consciente (BRASIL, 1998).

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

Os elementos obrigatórios de um mapa são cinco: título, legenda, escala cartográfica, orientação e projeção. O título releva o tema ou conteúdo do mapa. A legenda apresenta o significado dos símbolos presentes no mapa. A escala cartográfica indica a relação entre as dimensões no mapa e as dimensões na superfície real.

Cartografia é o estudo da representação da realidade de forma gráfica. Essa ciência estuda, analisa e produz mapas, plantas, gráficos e tabelas de uma determinada localidade. A cartografia está em constante alteração e envolve recolhimento de dados, investigação científica, além de Matemática, História e tecnologias.

Utilizar recursos visuais mostra-se eficaz no desenvolvimento das representações cartográficas. O envolvimento da criança com o lúdico a torna capaz de perceber noções de localização no espaço, contribuindo para a fixação do conhecimento. Tornando assim o aluno mais interessado na disciplina.

A Cartografia Infantil pode ser definida, portanto, segundo Barros (2006), como o ensino de diversas formas de representação espacial, com o objetivo de preparar o aluno para compreender a organização espacial da sociedade, tendo o mapa como veículo de informação.

Nessa perspectiva, o docente em suas práticas educacionais pode utilizar materiais diversos como: desenhos, esquemas, mapas, fotografias, imagens de satélites, recursos audiovisuais, entre outras alternativas para que o aluno possa compreender as particularidades de cada linguagem.

Os elementos fundamentais do mapa são:
Orientação: as direções cardeais. Pelo menos a direção para o Norte Geográfico. Coordenadas geográficas: Latitude e Longitude. Escala: convém a escala gráfica.

Utilização da cartografia atualmente
Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.

A alfabetização cartográfica tem como proposta metodológica funda- mental a formação do sujeito, de produtor de mapas e gráficos a leitor eficiente dessas representações, avançando do conhecimento espon- tâneo ao conhecimento sistematizado e leitura de mundo.

Os mapas, as imagens de satélite, fotografia aérea são os principais produtos cartográficos.

Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).

Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica. Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.

Projeções cartográficas são representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa. Um mapa corresponde à representação aproximada da superfície terrestre em um plano utilizando as coordenadas geográficas.