O que é uma Lira na poesia?

Perguntado por: nmonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Em sentido figurado, significa «talento poético; poesia». Em Gramática, lira é «estrofe de cinco versos, o segundo e o quinto decassílabos e os restantes hexassílabos, com um esquema fixo de rimas consoantes». Além disso, lira também é «unidade monetária de Itália, Vaticano, San Marino e Turquia».

Na literatura, o lirismo representa uma tendência de expressar elementos autobiográficos e subjetivos. Em relação a sua forma, o gênero lírico é composto basicamente por poesia (texto em verso). Os outros dois gêneros são encontrados mais na forma de prosa.

A lira pertence à família dos instrumentos de cordas. É um dos instrumentos mais conhecidos da Bíblia. Sabe-se que o Rei David, por exemplo, sabia tocar a lira (ou harpa) com mestria. A palavra hebraica para lira é kinnor.

Lira dos vinte anos

Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo
Lira dos vinte anos é a obra mais conhecida de Álvares de Azevedo e foi publicada pela primeira vez em 1853, um ano após a morte do autor.

Gonçalves de Magalhães

O livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães (1811-1882), publicado em 1836, é tido como marco fundador do Romantismo no Brasil.

Soneto é como chamamos um poema de 14 versos. Essa forma fixa foi criada pelo poeta italiano Giacomo da Lentini, no século XIII, e foi popularizada por outro poeta italiano — Francesco Petrarca. Assim, o soneto petrarquiano é aquele cujas duas primeiras estrofes são quartetos e as duas últimas, tercetos.


Como uma das principais características do gênero lírico é a manifestação da subjetividade, ou seja, a manifestação de aspectos ligados à interioridade de um sujeito, dá-se o nome de eu lírico à voz que se expressa no poema.

Poesia lírica
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira.

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

O Sistema LIRAa/LIA auxilia as analises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor, facilita a ...

Na música tradicional grega viva, há três tipos predominantes de lira: a lira de Creta, a lira de Constantinopla (polítiki lyra) e a lira do Ponto (pontiakí lyra). São instrumentos pouco menores do que um violino, com três cordas, que se tocam apoiados no colo.

Lira grega reúne em traduções diretas, inéditas, os nove mais importantes poetas gregos do Período Arcaico (sécs. IX-VI a. C.), que à maneira dos poetas provençais e dos atuais cancionistas, escreviam não para o papel (aliás, ainda inexistente), mas para a voz - seus poemas eram, na verdade, canções.

A turca Lira foi introduzido como a moeda nacional oficial em 2005 e é usada somente na Turquia.

Lira é um nome feminino e que é pronunciado como “Laira”. Embora não seja possível afirmar qual o seu étimo, estudiosos da onomástica indicam que o mesmo tenha origem mitológica. Lira é o instrumento musical que sempre acompanha Orfeu, o filho de Apolo que era médico e poeta.

Significado de lirista: 1. Aquele que toca um instrumento musical de cordas chamado de lira.

A etimologia do termo é latina e vem de lyra, antigo instrumento musical ou, mais provavelmente, de lira, de sulco ou depressão. Alguns pesquisadores ligam o nome de família Lira com os Leis, Leira ou Leiras, o que muitos acreditam não ser possível por uma série de fatores.

Exu das Sete Encruzilhadas Rei da Lira, conhecido também como Seu Sete da Lira é, segundo a Umbanda, uma manifestação de exu, que seria incorporado pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início da década de 1970.

1. Soneto de Fidelidade (1946), de Vinicius de Moraes. Um dos mais famosos poema de amor da literatura brasileira é o queridinho de muitos apaixonados ao longo de gerações.

O Viajante

Recorde pertence a Leandro Campos Alves, que escreveu 'O Viajante' com 2.022 estrofes e 10.875 versos. O mineiro Leandro Campos Alves entra para o RankBrasil em 2018 por ter escrito o Maior poema do Brasil.

O ano de 1881 é considerado marco final do romantismo, quando são lançados os primeiros romances de tendência naturalista e realista (O mulato, de Aluísio Azevedo, e Memórias de Brás Cubas , de Machado de Assis), embora desde 1870 já ocorressem manifestações do pensamento realista na Escola de Recife, em movimento ...

Suspiros poéticos e saudades

Desse modo, em 1836, o Romantismo foi inaugurado no Brasil com a obra Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.