O que é uma pessoa tóxica e abusiva?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Embora pareçam ser a mesma coisa, especialistas costumam separar os dois tipos de relações por um aspecto central: enquanto o indivíduo tóxico não costuma ter noção do que está fazendo, o abusivo é calculista e premedita o mal que causa às vítimas.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito. Ele mina a sua autoestima, faz você se sentir triste e enche você de culpa.

Anote aí os principais sinais que ajudam a comprovar a "qualidade" do seu relacionamento:

  1. 1) Inveja e crítica. ...
  2. 2) Autoritarismo. ...
  3. 3) Negativismo em excesso. ...
  4. 4) Exagero. ...
  5. 5) Mentiras. ...
  6. Dicas para deixar de ser uma pessoa tóxica.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Por isso, aqui vão alguns sinais para identificar esses tipos:

  1. Pessoas arrogantes. Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. ...
  2. Pessoas vítimas. Uma das piores pessoas que você pode encontrar na sua vida são as que sempre se fazem de vítimas. ...
  3. Pessoas controladoras.

O relacionamento, quando passa a ser tóxico, torna-se muito desconfortável. A relação deixa de trazer felicidade e passa a trazer mais tristeza, raiva e ansiedade. Isso pode fazer com que a pessoa não se sinta bem perto do parceiro, amigo ou parente ou até se sinta pior. Afinal, a companhia te faz ficar para baixo.

O término de qualquer relacionamento é doloroso, quando falamos de um relacionamento tóxico as feridas podem ser bem mais profundas. Eles podem causar traumas na saúde mental e na autoestima, fazendo assim com que a pessoa sinta uma dificuldade maior para se recuperar.

Então veja 5 dicas de como sair de um relacionamento tóxico:

  1. Construa um sistema de apoio. Terminar um relacionamento tóxico traz sentimentos parecidos com o término de um relacionamento saudável. ...
  2. Permaneça firme na decisão. ...
  3. Corte todo o contato. ...
  4. Pratique o autocuidado. ...
  5. Procure ajuda profissional.

Em um relacionamento tóxico há dependência do outro, tanto financeira, emocional ou física. Quando você dá sinais de que vai cuidar de si, o outro detesta e tentar manter você sob controle. E por vezes, o outro faz você acreditar que não tem capacidade para realizar seus planos.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Quando uma pessoa tóxica não pode te controlar, ela controla o modo como os outros te veem.

Se você entendeu que está em um relacionamento tóxico, o primeiro passo é estabelecer limites e acordos através de um diálogo sincero. Busque priorizar a sua saúde física e mental, não hesite em se afastar de uma relação prejudicial pelo tempo que vocês estão juntos ou pelo o que esta pessoa significa para você.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças. Elas tentam fazer com que os outros ajam de acordo com suas ideias e expressem a sua admiração incondicional a elas.

Isso atrai pessoas tóxicas, porque as pessoas honestas são muito mais fáceis de descobrir. Uma pessoa tóxica já sabe exatamente como se sentem, então eles são mais fáceis de manipular. Eles sabem que a pessoa mentalmente forte não está escondendo nada que possa dificultar seus esforços.

Já falamos aqui de pessoas tóxicas de maneira geral, mas nesse artigo aqui, vamos entender melhor a figura da mãe tóxica – aquela que manipula, que superprotege ou que abusa psicologicamente de seus filhos. Assim, é possível lidar melhor com essa figura. E farei isso a partir da visão da psicologia analítica junguiana.

Como sobreviver a um ambiente de trabalho tóxico

  1. Deixe de lado o que você não pode controlar. ...
  2. Estabeleça limites. ...
  3. Encontre um grupo de apoio. ...
  4. Crie um plano de ação. ...
  5. Lembre-se de que você não é seu trabalho.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Dicas para terminar o relacionamento numa boa

  1. Converse. Uma conversa honesta é o primeiro passo para terminar uma relação de maneira tranquila. ...
  2. Avalie. ...
  3. Assuma a responsabilidade. ...
  4. Permita-se sofrer. ...
  5. Estabeleça limites. ...
  6. Coloque-se no centro de sua vida. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

No relacionamento tóxico, há a dependência no outro parceiro que envolve o financeiro, o emocional e o físico. Desse modo, o agressor faz a vítima acreditar que não tem habilidade para fazer qualquer coisa. Por exemplo, a pessoa não consegue concluir uma meta pessoal ou terminar o relacionamento.

Nunca hesite em pedir socorro para sair de um relacionamento abusivo.” alerta Roberta Pavon. A terapia pode ser um caminho de autoconhecimento e cura nesse processo, porque nos ajuda a descobrir e entender o que estamos sentindo e vivendo. Ninguém precisa passar por isso sozinho (a)! Lembre-se de se amar primeiro.

Contar com uma rede de apoio formada por amigos, familiares ou outras pessoas próximas que se importam com você pode ser essencial para sair de um relacionamento tóxico. Muitas vezes no ciclo de abusos que se estabelece nesse tipo de relação a pessoa é afastada da família e amigos, ficando isolada com seu abusador.