O que é uma produção sustentável?

Perguntado por: egarcia6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

É a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais.

O conceito de Produção e Consumo Sustentáveis (PCS) é parte integrante da gestão ambiental, cuja aplicação poderá fazer com que as empresas reduzam seu consumo de matérias-primas, água e energia, minimizando a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas e até aumentando sua produtividade, ...

É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Exemplos de Sustentabilidade
Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

Opte por alimentos orgânicos
Todas as fases da produção dos alimentos orgânicos, que podem ser carnes, frutas, vegetais e até alguns industrializados, como biscoitos, massas e pães, tem o objetivo de amenizar os danos causados ao meio ambiente.

A alimentação sustentável deve promover a saúde, a preocupação ambiental e social. Quando a produção de alimentos, precisamos usar menos recursos finitos como o petróleo, e emitem menos gases com efeito de estufa, tratar os na cadeia alimentar melhor, e captar novos investimentos.

Alguns exemplos são: combater o desperdício de alimentos, reduzir o consumo de carne bovina, evitar consumir produtos importados ou que viajaram grandes distâncias, entre outras. O Manifesto traz diversas ações que podem ser tomadas para contribuir nesse processo.

Isso porque, a produção sustentável pode aumentar a rentabilidade do negócio, melhorar a imagem corporativa, ter redução nos custos de produção e até gerar economia nas contas de água e luz, já que utilizará métodos que minimizam esses custos.

Entre as vantagens do consumo sustentável estão: a diminuição das implicações sociais, ambientais, econômicas e comunitárias, a redução de custos com a economia de recursos, incentivo à inovação, entre outros. O consumo sustentável não incentiva o desperdício.

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É COMPOSTO POR 5 DESAFIOS FUNDAMENTAIS

  • DESAFIO 1. Minimizar os efeitos da mudança climática no Planeta. ...
  • DESAFIO 2. Reduzir o consumo de energia para garantir o fornecimento futuro. ...
  • DESAFIO 3. Eliminar desperdício e preservar os recursos naturais. ...
  • DESAFIO 4. Garantir saúde e bem-estar. ...
  • DESAFIO 5.

Os princípios do desenvolvimento sustentável são, o social, o ambiental e o econômico.

O desenvolvimento sustentável possui três grandes princípios, que são:

  • sustentabilidade econômica;
  • sustentabilidade ambiental;
  • sustentabilidade social.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com toda certeza, ao adotar ações sustentáveis, os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras. O sol é um recurso abundante e não se reduz com o seu uso para geração.

São eles:

  • sustentabilidade social;
  • sustentabilidade ambiental;
  • sustentabilidade financeira.

As estratégias sustentáveis corporativas são ações baseadas em três aspectos definidos pela Global Reporting Iniciative: Desempenho Econômico, Responsabilidade Sociocultural e Responsabilidade Ambiental.

- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água. - Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis. - Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo. - Extração de recursos minerais sem provocar impactos ambientais.

Ósseo – sustenta o corpo através do esqueleto, que é o conjunto de ossos; Tegumentar – o sistema da pele, maior órgão do corpo humano; Imunológico – atua na proteção do organismo contra doenças.

Qual a importância da sustentabilidade na área da saúde!
Em outras palavras, a sustentabilidade contribui para diminuir os impactos do homem na natureza. Além disso, ajuda a promover o bem-estar emocional, mental, ambiental e físico tanto dos trabalhadores quanto dos pacientes do hospital.