O que é uma rubrica na educação?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Uma rubrica é uma ferramenta avaliativa que tem como função definir e explicitar as expectativas de aprendizagem em relação a uma determinada tarefa, por meio de uma tabela a que todos os estudantes têm acesso.

Como elaborar uma rubrica? Tenha como ponto de partida o objetivo de aprendizagem. Do objetivo, indique os critérios que vão ser avaliados. Indique níveis de qualidade, que podem ser nomeados ou numerados, para construir a escala.

Rubricas de avaliação são níveis de desenvolvimento observáveis nas crianças, para cada objetivo de aprendizagem. Assim, ao avaliá-la, o adulto selecionará as características que mais se aproximam das evidências de aprendizagem apresentadas.

A rubrica é uma forma de representar a assinatura de uma pessoa de maneira simplificada. Ela consiste em uma representação gráfica de um determinado nome, podendo ser feita com letras, marcas e símbolos que identificam uma pessoa.

Existem vários tipos de rubricas que implicam 2 escolhas na sua elaboração: holísticas ou analíticas; orientadas a uma tarefa específica ou genéricas. As rubricas holísticas dão-nos uma ideia global do desempenho do aluno numa determinada tarefa, há uma avaliação única de toda a tarefa no seu conjunto.

Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático.

A principal função da rubrica é garantir que a pessoa que a fez leu e concorda com os termos e com o que está descrito no documento. O certo é utilizar a rubrica junto com outros pontos, como a assinatura. Dessa maneira, a rubrica contribui para que a validade do documento seja ainda maior.

Não existe, em Língua Portuguesa, a pronúncia “rúbrica”, assim, com acento tônico na antepenúltima sílaba. O certo é pronunciar e escrever “rubrica”, como se houvesse um acento agudo no “i”, ou seja, deve-se pronunciar e escrever como um vocábulo paroxítono (a sílaba tônica é a penúltima: ru-bri-ca), sem acento.

As rubricas informam níveis de performance. Inicie com o máximo de performance que o estudante poderá apresentar para cada critério, segundo aquilo que você espera como a “resposta perfeita”. Este nível máximo geralmente tem redação muito semelhante à redação do próprio critério.

A avaliação escolar de acordo com a BNCC tem o objetivo de fazer uma análise global e integral do estudante. Nesse ponto, você pode utilizar a avaliação formativa, considerando os contextos e as condições de aprendizagem dos alunos, fazendo registros como referência para melhorar o desempenho escolar etc.

Confira as 4 principais metodologias para avaliar o aluno!

  • Sala de aula invertida. A metodologia da sala de aula invertida é um critério de avaliação da metodologia ativa de aprendizado. ...
  • Ensino híbrido. ...
  • Seminários e Rodas de Conversa. ...
  • Gamificação. ...
  • Prova avaliativa. ...
  • Autoavaliação. ...
  • Simulados. ...
  • Atividades online.

A avaliação formativa é um método contínuo que ajuda os professores a monitorar o progresso dos alunos e identificar quaisquer desafios que eles estejam enfrentando à medida que aprendem. Nesse sentido, inclui uma série de testes rápidos que fornecem feedback pontual sobre o desempenho dos estudantes.

A avaliação diagnóstica é uma análise que é realizada por todos os professores – geralmente no início do ano letivo – para identificar o acumulado de conhecimentos do aluno sobre a matéria e detectar se há algum conteúdo que ele não domina e que precisa ser reforçado para que consiga acompanhar os novos ensinamentos ...

O planejamento reverso, em inglês Backward Design (Wiggins & McTighe, 2005) tem como fundamentação a ideia de “começar pelo fim”, ou seja, o que queremos que os alunos compreendam ao final da experiência de aprendizagem para, a partir daí, realizar todo o planejamento da ação pedagógica.

1 assinatura, autenticação, chancela, firma, jamegão, subscrição. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Apontamento: 2 anotação, apontamento, comentário, lembrete, nota, observação.

Esta palavra ganha sentidos diferentes quando utilizada como substantivo e como verbo. Tanto pode querer dizer assinatura abreviada como observação, indicação ou nota.

Significado de Rubricado
adjetivo Que se rubricou; que tem rubrica ou firma abreviada. Que tem títulos, iniciais ou notas em vermelho (e, algumas vezes, em azul ou outra cor). [Tipografia] Alterado (trabalho tipográfico) para posterior aproveitamento. Etimologia (origem da palavra rubricado).

A tabela de rubrica é o detalhamento das informações das rubricas/verbas constante na Folha de Pagamento que deve ser correlacionada com a Tabela 3 – Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial.

Adicionar uma rubrica a uma atividade existente

  1. Em um computador, acesse classroom.google.com.
  2. Clique na turma Atividades. clique na atividade.
  3. Na parte de cima, clique em Mais. Editar.
  4. À direita, clique em Rubrica e escolha uma opção: Criar rubrica. Reutilizar rubrica. Importar das Planilhas Google.

As rubricas servem para orientar os atores sobre as falas e as ações dos seus personagens. Oriente-os para que conversem com o (os ) colega (s) e cheguem às conclusões de que maneira as lacunas devem ser preenchidas, para que a história faça sentido.

Assim como no início do texto, onde vimos a descrição do cenário e do comportamento das personagens, estes excertos entre parênteses também nos dizem algo sobre a cena e como os personagens estão. A estes trechos que nos aparecem para fornecer esse tipo de informação, damos o nome de "rubrica".