O que é uma rubrica no texto?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático.

Geralmente, para fazer a rubrica, se adota apenas o primeiro nome ou a união das primeiras letras do nome e dos seus sobrenomes. Como resultado, a rubrica fica com o aspecto de um pequeno desenho ou apenas de algumas letras unidas.

ru·bri·ca |brí|
Letra ou linha inicial de um capítulo escrita em vermelho, em códices antigos.

A rubrica é apenas uma abreviação, enquanto a assinatura costuma incluir o nome completo da pessoa por extenso ou apenas alguns nomes. A assinatura também pode apresentar uma grafia específica para se tornar diferente e deixar a identificação pessoal ainda mais exclusiva.

Uma rubrica é uma ferramenta avaliativa que tem como função definir e explicitar as expectativas de aprendizagem em relação a uma determinada tarefa, por meio de uma tabela a que todos os estudantes têm acesso.

Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático.

Existem vários tipos de rubricas que implicam 2 escolhas na sua elaboração: holísticas ou analíticas; orientadas a uma tarefa específica ou genéricas. As rubricas holísticas dão-nos uma ideia global do desempenho do aluno numa determinada tarefa, há uma avaliação única de toda a tarefa no seu conjunto.

Como utilizar a avaliação por rubricas
Na sua montagem, o professor deve estabelecer critérios objetivos para facilitar a compreensão do aluno. Nesse sentido, outra dica é compartilhar as rubricas com a turma antes do início do projeto. Dessa maneira, os estudantes terão mais controle do processo de aprendizagem.

– Não precisa assinar, basta uma... «rubrica» ou «rúbrica»? A forma correta é rubrica. Esta é uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba (-bri-) e, em geral, as palavras graves não levam acento gráfico.

Abreviações e rubricas são permitidas. A única restrição é acrescentar nomes que não estejam registrados na certidão de nascimento.

Você pode usar SIGN.PLUS ' ferramenta de assinatura online gratuita para criar uma assinatura manuscrita digitando ou desenhando sua assinatura eletrônica. Você pode então escolher uma cor e escolher uma fonte para sua assinatura e salvá-la como PNG em sua pasta.

substantivo feminino Assinatura abreviada; abreviação da assinatura de alguém. Título atribuído aos capítulos dos livros de direito canônico ou civil, normalmente grafados com letras vermelhas.

O fato é o inverso: devemos escrever sem acento, porque rubrica é um vocábulo paroxítono (pronúncia normal para uma palavra terminada em “a”).

(Portugal) coluna, seção em jornal ou revista: Em 2008 inaugura uma participação regular na revista "Um Café", onde apresenta uma rubrica de caráter sócio-documental.

Geralmente, o registro da rubrica é feito quando há uma exigência por parte de uma lei específica. Além da abreviação, no momento do registro, também é preciso registrar a assinatura manuscrita. Logo, toda vez que a pessoa registrar um contrato em um cartório, poderá garantir que a assinatura e a rubrica são oficiais.

Criar uma assinatura

  1. Abra qualquer arquivo que não seja compartilhado e não tenha proteções de segurança.
  2. Toque em >
  3. Toque em.
  4. Toque em Criar assinatura ou Criar rubrica e escolha uma das alternativas a seguir: Toque em Desenhar para desenhar à mão livre uma assinatura. ...
  5. Toque em Concluído.

Conforme vimos acima, a maior diferença entre ambas é que a assinatura é normalmente escrita por extenso. Isto significa que a assinatura pode ser escrita para capturar o nome completo da pessoa. Por outro lado, as rubricas são constituídas apenas por, norma geral, a primeira letra de cada nome.

Rubricas de avaliação são níveis de desenvolvimento observáveis nas crianças, para cada objetivo de aprendizagem. Assim, ao avaliá-la, o adulto selecionará as características que mais se aproximam das evidências de aprendizagem apresentadas.

A rubrica ou matriz de avaliação facilita a aferição do rendimento do aluno nas áreas do currículo (assuntos ou temas) que são complexas, vagas e subjetivas . É indicada para questões discursivas, redações, produções de texto ou auto avaliação.