O que é uma sílaba com som nasal?

Perguntado por: srebelo7 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Refere-se ao modo de articulação dos sons quando o palato mole se abaixa permitindo que o ar passe, de maneira auditiva, através do nariz. Qualquer som pode ser nasal, seja ele consonantal ou vocálico.

Significado de Nasal
adjetivo Relativo ao nariz. Diz-se do fonema cuja articulação se faz com o abaixamento do véu palatal, o que permite ao ar expirado ressoar parcialmente nas fossas nasais.

Dígrafos Vocálicos: Representam vogais nasais. São exemplos: am (campo), em (trem), im (simples), om (comida), um (junto), an (tanto), en (vento), in (tinta), on (conta), un (duna).

N no final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca em final de palavras.

nasal é aquele quando pronunciado sai pela boca e pelo nariz o tio o m e o n.

Uma consoante nasal é um tipo de consoante produzida com um velum abaixado na boca, permitindo que o ar saia pelo nariz, enquanto o ar não pode passar pela boca porque algo (como a língua ou os lábios) o está impedindo . Exemplos de consoantes nasais no português são [n] e [m], em palavras como nariz e mão.

Em "maçã", também na segunda sílaba, quando falamos "ÇÃ", na letra "A" com o sinal gráfico til. "Carambola": na segunda sílaba, quando falamos "ram", nas letras "AM". E em "limão", na última sílaba, quando falamos "mão".

Os fenômenos que ocorrem nesses níveis linguísticos são estudados pela fonética e pela fonologia. Dentre esses fenômenos, destacamos o processo de nasalização que ocorre quando uma vogal assimila o traço nasal da consoante nasal seguinte.

Os sons podem ser nasais, quando um grupo de dois fonemas (oral e nasal) se combina na mesma sílaba e nasalizados, quando uma vogal oral é nasalizada devido à interferência do som nasal no mesmo vocábulo.

Neste texto, são chamadas de vogais nasais as que demandam seu registro seguido das letras consoantes nasais na mesma sílaba, formando com elas um dígrafo (cinto; sempre), e as que são registradas com til (fã).

Finalmente, as consoantes podem se formar quando o ar, encontrando um obstáculo, sai pelo nariz. São os consoantes nasais: /m/ (de "mãe"), /n/ (de "nada") e /nh/ (de "nhoque") (um fonema só!).

b) am- antes de b ou p: campo, tambor; c) -ã, em final de palavra: irmã.

Para começar, você sabia que, embora a gente conte só cinco vogais no alfabeto, o português brasileiro tem 12 sons de vogais diferentes? Desses sons, cinco são nasais e sete, apenas orais.

As consoantes nasais são produzidas com uma obstrução na cavidade oral e passagem do ar pela cavidade nasal, a qual é possibilitada pelo abaixamento do véu palatino, com o auxílio do músculo chamado de Palatoglosso, responsável também por fazer com que a língua se eleve.

Existem aquelas que possuem apenas o som oral, no qual o ar passa somente pela boca. Porém, no caso do som nasal, o ar passa pela boca e pelo nariz. Ou seja, ao pronunciar uma palavra que possui som nasal como ímã, notamos a saída do ar pelo nariz também. Algumas dessas palavras são mais sutis que outras.

Percebam o som nasalizado /ã/ em "tangerina", "maçã", "laranja", "morango" e "mamão".

Olha só: M vem sempre antes das letras B e P. Então nas sílabas em que o som nasal vier antes de B ou de P, a nasalização vai ser marcada pela letra M: samba, campeões, temperatura, chumbo.

O português europeu normativo (variante de Lisboa) apresenta 5 vogais nasais [ Ã ], [ é ], [ í ], [ õ ], [ ú ] e 9 vogais orais [a], [ A ], [ È ], [e], [ E ], [i], [ ó ], [o], [u].

Vogais nasalizadas resultam do contato de uma vogal em sílaba aberta com uma consoante nasal4 no início da sílaba seguinte. Vogais nasais emergem na sequência vogal+consoante nasal na mesma sílaba5, e podem ocorrer tanto em interior (2.

De acordo com as regrinhas da língua portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. Em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”. Ou seja, é uma regra bem fácil […]