O que é uma sociedade urbana?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Então, a sociedade urbana é composta por um conjunto de indivíduos e coletivos que desenvolvem entre si interações de caráter interpessoal e inter-social, marcadas pela divisão social do trabalho. Então, sua caracterização refere-se a um modo de vida urbano.

É importante ressaltar que, no Brasil, é considerada urbana – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – aquela sociedade residente em cidades ou distritos com mais de dois mil habitantes.

Qual é o significado de sociologia urbana? Como o próprio nome sugere, a sociologia urbana é um dos ramos da sociologia que se ocupa em analisar como ocorre a relação das pessoas nas cidades. Também é um dos papéis deste movimento científico entender como são planejados e estruturados os espaços urbanos.

A vida urbana permite melhor acesso a hospitais, água tratada, eletricidade e disposição controlada de resíduos urbanos, assim como uma melhor educação e oportunidades de emprego. Para que a urbanização em larga escala aconteça, é necessário energia, muita energia.

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Urbano tem origem no Latim “urbanus” que significa “pertencente à cidade”. Urbano é tudo aquilo que está relacionado com a vida na cidade e com os indivíduos que nela habitam, por oposição a rural, que é relativo ao campo e ao interior.

Meio urbano ou espaço urbano é definido como a área formada por um grupo populacional com habitações justapostas, como áreas residenciais (casas e edifícios) e industriais, com atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

A mecanização do campo e a concentração fundiária, o que gerou desemprego no campo e atraiu moradores para as cidades. A existência de um intenso processo de êxodo rural que contribuiu ativamente para o crescimento da população urbana.

Urbanização e meio ambiente
Por exemplo, a retirada de vegetações, desvios de rios, construções de barragens e hidroelétricas para abastecer com energia as cidades e outras ações do homem urbanizado contribuem para o desequilíbrio do ecossistema. Veja também: Cidade. Êxodo rural.

A função social do espaço urbano, percebida sob influxos de sustentabilidade, pressupõe, portanto, a articulação de políticas econômicas, sociais e urbanas para, ao mesmo tempo, coibir a segregação sócio- espacial, atenuar a privatização do espaço público e, sobretudo, incitar a conscientização acerca da assunção de ...

A vida urbana traz consigo uma série de relações sociais: a convivência diária com indivíduos diferentes, as relações sociais de trabalho na modernidade, o trânsito, a busca pela moradia, entre outras questões. Elas fazem do meio urbano um meio de grande riqueza para os estudiosos da Sociologia.

Ela investiga como as características da cidade afetam as relações sociais e a vida cotidiana das pessoas que vivem nela, bem como as desigualdades e as tensões que existem nas cidades.

Os conflitos urbanos, objeto de análise, são definidos como confrontos ou litígios, manifestos ou não, relativos às condições de vida urbana, que reivindiquem reconhecimento ou incidam sobre a produção e/ou o consumo da cidade, opondo pelo menos dois agentes sociais.

População urbana é a população residente dentro dos limites urbanos dos municípios e a população rural é a população residente fora dos limites urbanos dos municípios.

Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.

URBANIZAÇÃO: É UM PROCESSO DE AGRUPAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS RURAIS DE UMA LOCALIDADE OU REGIÃO, PARA CARACTERÍSTICAS URBANAS. USUALMENTE, ESSE FENÔMENO ESTÁ ASSOCIADO AO DESENVOLVIMENTO DA CIVILIZAÇÃO E DA TECNOLOGIA.