O que é uma tomada de risco?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A tomada de decisão baseada em risco é um processo de avaliação e análise dos riscos associados a uma determinada situação, a fim de determinar a melhor ação a ser tomada. Esse tipo de tomada de decisão é comumente usado em áreas como finanças, negócios, saúde, segurança e meio ambiente.

A tomada de decisão é um processo de decidir sobre algo importante, especialmente em um grupo de pessoas ou em uma organização. Ela envolve a seleção de um curso de ação entre duas ou mais alternativas possíveis, a fim de se chegar a uma solução para um dado problema.

O tomador de decisão é geralmente o CEO, a menos que a empresa tenha cofundadores na área para a qual você está vendendo (por exemplo, CTO para o produto, CMO para marketing) ou já tenha contratado VPs experientes.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Apreciação de Risco, conforme NR12, é um documento técnico realizado por profissionais legalmente habilitados sendo o Engenheiro de Segurança do Trabalho para análise de documentação técnica, o Engenheiro Eletricista para avaliação e testes dos sistemas elétricos e o Engenheiro Mecânico para validação das proteções ...

O processo de tomada de decisão possui seis etapas, como a definição do objetivo, busca por dados e informações, brainstorming de soluções, escolha da melhor solução, criação de um planejamento estratégico e mensuração de resultados.

Mas independente do tipo escolhido, é importante saber que para tomar uma decisão é preciso elevar em conta 3 fatores diferentes:

  • Identificação do problema;
  • Coleta de informações;
  • Listagem das alternativas.

7 etapas do processo de tomada de decisão

  1. Identifique a decisão. ...
  2. Junte informações relevantes. ...
  3. Identifique as alternativas. ...
  4. Avalie as evidências. ...
  5. Escolha entre as alternativas. ...
  6. Coloque em prática. ...
  7. Analise sua decisão.

Na maioria das vezes, uma decisão tem como objetivo solucionar um problema. Assim sendo, é importante identificar a natureza da questão a ser resolvida e delimitá-la. Essa etapa é fundamental porque, ao final do processo, a decisão tomada deverá estar de acordo com o problema identificado.

Existem algumas variáveis que interferem no processo de tomada de decisão importantes que devem ser levadas em consideração como: Os objetivos da organização; Os critérios de racionalidade e de eficácia. As informações (a falta ou excesso, situação de incerteza, complexidade e conteúdo);

A seguir, listamos os 5 principais.

  1. Tomada de decisão intuitiva. Esse tipo de tomada de decisão tem como base a intuição e o instinto do profissional — também chamado de “sexto sentido”. ...
  2. Tomada de decisão racional. ...
  3. Tomada de decisão colaborativa. ...
  4. Tomada de decisão com base em valores. ...
  5. Tomada de decisão especializada.

Premissas importantes da estratégia para tomar decisões

  1. # Marque um momento para decidir. ...
  2. # Defina a decisão (e o que ela engloba) ...
  3. # Pense nas suas opções. ...
  4. Voltar-se para seus valores. ...
  5. Falar sobre o assunto. ...
  6. Pedir perspectivas. ...
  7. Testar primeiro. ...
  8. Dar atenção às suas expectativas.

Existem diferentes tipos de decisões que podem ser tomadas em um negócio. Elas podem ser: programadas, não programadas, estratégicas, táticas e operacionais.

Os riscos podem ser de caráter físico, químico, biológico, ergonômicos e acidentais.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.