O que é uma vida sacerdotal?

Perguntado por: dprates4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

A vocação sacerdotal é um chamado de Deus para alguns homens dentro do povo de Deus a se tornarem um representante do sagrado como a própria palavra já nos indica: sacerdos significa sagrado e otis significa representante. Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo.

O sacerdócio é o poder de Deus usado para abençoar todos os Seus filhos, homens e mulheres. Algumas de nossas expressões curtas, como, por exemplo, “as mulheres e o sacerdócio”, dão uma idéia errônea. Os homens não são “o sacerdócio”.

O sacerdócio é a autoridade de representar a Deus. Um homem que recebe o sacerdócio é um representante autorizado do Senhor em qualquer atribuição que lhe for dada.

A missão de um sacerdote é o serviço, a doação e ele deve ser um sinal da presença de Jesus Cristo no meio de todo povo, anunciando o evangelho, zelando pelos irmãos, ajudando-os a crescer na Fé. Uma demonstração de todo esse amor de dedicação ao próximo e a Igreja é o padre que se dedica ao trabalho missionário.

Se você tem o desejo incontrolável de se sentir mais perto de Deus, rezar, conversar com ele; a conexão inexplicável quese sente em profunda intimidade com Ele, em oração, você seguramente tem vocação religiosa.

O ministério sacerdotal é um dom para a Igreja e para o mundo. E sendo assim, o sacerdote é dádiva de Deus.

Para que um indivíduo se tornasse sacerdote, era necessário, dentre outras tarefas, tornar-se servo do sumo sacerdote por um período de pelo menos cinco anos. No ritual de consagração ao sacerdócio, era molhada a ponta direita da orelha da pessoa com o sangue do holocausto.

A bênção sacerdotal está registrada em Números 6:24-26, e consiste na seguinte fórmula: “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”.

4 sinônimos de sacerdócio para 1 sentido da palavra sacerdócio: 1 missão, tarefa, incumbência, encargo.

Após finalizar a construção do tabernáculo, Moisés consagra Arão como sumo-sacerdote, diante de Deus, e seus sobrinhos sacerdotes.

O sacerdócio está dividido em duas partes: o Sacerdócio de Melquisedeque e o Sacerdócio Aarônico (ver D&C 107:1). “A razão de o primeiro chamar-se Sacerdócio de Melquisedeque é que Melquisedeque foi um grande sumo sacerdote.

Os Sacerdotes tinham responsabilidades espirituais e materiais no Antigo Egito. Eram eles que administravam as riquezas e os bens dos grandes e ricos templos no Império. Ficaram conhecidos por serem guardadores dos segredos das ciências e dos mistérios religiosos.

Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Marcos 10:6–9).

A palavra sacerdócio tem dois significados. Primeiro, o sacerdócio é o poder e autoridade de Deus. E sempre existiu e continuará a existir para sempre (ver Alma 13:7–8; D&C 84:17–18). Por meio do sacerdócio, Deus criou e governa os céus e a Terra.

Essas sacerdotisas eram encarregadas de realizar rituais de purificação, fazer sacrifícios específicos, cuidar do templo, interceder pelo rei, além de cantar canções à divindade ou dividir a cama com o deus.

São pessoas que tem o “ministério da orientação”, pessoas espirituais que vão ajudar perceber a qual é a vontade de Deus. Em primeiro lugar sinalizo o amor à Palavra de Deus. Quem se sente chamado ao ministério presbiteral deve ser um apaixonado pela Palavra de Deus, pois será o “homem da palavra”.

O que é a Ordem sacerdotal? É o sacramento que alguns fiéis são constituídos ministros sagrados, sendo cooperadores do Bispo com quem formam um presbitério.