O que é W na tomada?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Watt (W) é a medida de potência elétrica que indica a quantidade de energia em joules que é convertida, usada ou dissipada em um segundo. A unidade kVA significa 1 quilovolt ampere, sendo VA a potência aparente de uma fonte geradora de energia.

a expressão Volt ''V'' Significa a tensão em que o aparelho deve ser usado, existem vários tipos, depende se a casa usa duas fases ou três fases, ou até mesmo uma fase, o termo 220v é usado pra quem possui uma casa de duas fases, o Watt (W) é usado para identificar a potência daquele aparelho na casa, uma casa de uma ...

Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts.

Caso os locais — como banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, área de serviço, lavanderias ou locais análogos — tenham 3 ou mais tomadas, 3 delas devem ser instaladas em 600W e as demais com 100W; Nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 100W por tomada.

O Watt, simbolizado pela letra W, é a unidade padrão para a potência elétrica, sendo que equivale a 1 joule por segundo.

Uma fonte de 600 watts é mais potente que uma de 400 watts, o que permite alimentar um computador mais potente e assim por diante. O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional, é a quantidade de energia em joules que é convertido, usado ou dissipado em um segundo.

O Watt (W), por exemplo, é uma medida de potência. Quando, por exemplo, você vê em uma embalagem de uma lâmpada que ela é de 100W ou uma geladeira 300W, significa a potência consumida pelo produto. O termo kW, nada mais é que a forma de medir 1000W de potência, ou seja, 1kW (quilowatt) equivale a 1000W.

Dessa forma, quanto maior a potência de um produto, maior é o seu consumo de energia e, naturalmente, maior será o custo de utilizá-lo. As lâmpadas dependem de eletricidade, sendo que os modelos de maior alcance tendem a demandar mais energia.

O número gravado numa das partes de uma lâmpada elétrica mostra o seu consumo em watts. Uma lâmpada que opere a 100V e use dois ampères consome 200W (100x2) A potência elétrica é muitas vezes medida em quilowatts (mil watts).

Medida em Watts (W), quanto maior é a potência de um determinado aparelho ou lâmpada, maior é o consumo de energia elétrica e, portanto, maior é o custo associado ao seu uso.

Isso se dá pela diferença das tomadas de 10 e 20 amperes. A tomada de 20 amperes pode ser usada para suportar aparelhos eletrônicos de maior potência, enquanto a de 10A é projetada para aparelhos de menor potência, como os que utilizamos no dia a dia.

Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm. A diferença no diâmetro do furo que recebe os pinos é bem pequena, mas suficiente para impedir que você ligue um aparelho com plugue maior.

O que vai determinar quantos Amperes você pode puxar da tomada é (basicamente) a bitola do fio e a capacidade do Fusível (ou Disjuntor) da instalação. Isso de o seu computador desligar antes não está relacionado com a quantidade de aparelhos ligados na mesma tomada.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

10A

As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).

Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente.

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

Lembra que explicamos que a potência é a mesma, seja em uma rede 110V, seja em uma 220V? O que faz os fabricantes escolherem a tensão dos produtos é a disponibilidade de cada região. Na Europa, por exemplo, a maioria das tomadas é 220V, enquanto no Brasil é 110V.

Volt é uma unidade básica de força eletromotriz que faz com que uma corrente de um ampere flua através de um condutor com resistência de um ohm; Watt é a unidade básica de energia elétrica, mecânica ou térmica na qual a energia elétrica é capaz de realizar um trabalho.

Watt (W) – Unidade de medida de energia (ou seja, de potência), usada pelo Sistema Internacional de Medidas (SI). Mede a transferência de energia que uma fonte é capaz de produzir continuamente e de maneira uniforme, medida em Watts-hora.