O que era o bosque de Herete?

Perguntado por: vaguiar5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Herete (significado: bosque) era o nome de um bosque nas montanhas de Judá onde Davi se escondeu quando perseguido por Saul (1 Sam. 22:5). Foi possivelmente enquanto esteve aqui que o incidente memorável narrado em 2 Sam.

Davi se escondeu nas fortalezas da região deserta e montanhosa que fica perto de Zife. Saul continuava a procurá-lo todos os dias, mas Deus não entregou Davi a ele. E Davi estava com medo porque Saul tinha saído para matá-lo. Davi passou a viver em Horesa, no deserto que fica perto de Zife.

Adulão significa justiça do povo, refúgio, esconderijo. É um conjunto de cavernas que fica no vale de Elá. Ainda hoje, muita gente age com medo e desespero, sem fé nas promessas de Deus.

Profeta Natã

morte de seu filho.

Lucas 13:24-25 ARA. Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

O que os valentes de Davi fizeram? Os valentes de Davi eram homens corajosos e guerreiros. Eles se ocupavam de tarefas que defendiam o propósito do reinado de Davi. Então naturalmente os valentes de Davi eram homens acostumados à guerra e lutaram ao lado de Davi por Israel em diversas ocasiões.

Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador”.

6 Então lhe deu Aquis naquele dia a cidade de Ziclague (pelo que Ziclague pertence aos reis de Judá, até o dia de hoje). 7 E foi o número dos dias, que Davi habitou na terra dos filisteus, um ano e quatro meses.

Davi levou a sério aquelas palavras e ficou com muito medo de Aquis, rei de Gate. Por isso, na presença deles ele fingiu estar louco; enquanto esteve com eles, agiu como um louco, riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela barba.

No seu desespero, Davi fugiu de Saul e chegou a Nobe, onde estava o tabernáculo de Deus.

Escrito por Davi enquanto se refugiava em uma caverna (possivelmente fugindo da perseguição de Saul), o Salmo 142 nos apresenta uma súplica desesperada por parte do salmista; que se vê sozinho, em uma situação de grande perigo, e precisa urgentemente de ajuda.

A fonte de inspiração foi a passagem bíblica de 2 Samuel 23.8 a 12, que diz: “São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal de três; este brandiu a sua lança contra oitocentos e os feriu de uma vez.

Na caverna de Adulão, Davi preparou aqueles homens desprezados por todos e se tornaram seus valentes guerreiros de um grande exército até o final do reino de Davi (II Samuel 23.8-38). A caverna pode ser uma ferramenta para nos moldar e ensinar a viver melhor.

Herete (significado: bosque) era o nome de um bosque nas montanhas de Judá onde Davi se escondeu quando perseguido por Saul (1 Sam. 22:5).

Ageu: Significa “nascido em um dia festivo”. Tem origem no hebraico Haggay, calcado na raiz haghágh, que quer dizer “ele fez uma romaria ou ele celebrou uma festa”, por extensão é atribuído o significado de “nascido em um dia festivo”.

Foi o sucessor de Azarias no sumo sacerdócio, e o marido de Jeosabeate, filha de Jeorão, e irmã do rei Acazias (2 Cr 22.11). Auxiliado por sua mulher, ele livrou da morte a Joás, filho do rei Jeorão, o qual tinha apenas um ano de idade, e o ocultou no templo.

Músico que provia uma atmosfera apropriada para o recebimento de uma revelação divina.