O que está escrito em Provérbios 22 6?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. Postado em 12 de maio de 2013 às 11:41. Pensamento: Crianças não precisam ser treinadas; precisam ser guiadas.

Ensinar no caminho significa ir andando ao lado das crianças e durante esta caminhada, passar o seu ensino.

O primeiro passo é respirar, manter a calma e aí sim adotar uma estratégia pensando em evitar que aquele comportamento volte a ocorrer. Fale de forma firme olhando nos olhos do seu filho, dizendo o que ele fez de errado e, se necessário, aplique alguma consequência.

"O Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem" (Provérbios 3.12). . "O mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida" (Provérbios 6.23).

7 O rico domina sobre os pobres; e o que toma emprestado é servo do que empresta.

22:8 Colhemos o que plantamos
O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto.” Um exemplo de consequência moral, quem semeia a maldade colherá maldade e será castigado por se próprio ódio.

Salomão nos ensina aqui que devemos educar as crianças no caminho correto, da retidão, de obediência ao SENHOR.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Nunca classifique seu filho, principalmente com defeitos e palavras pejorativas. Rótulos e insultos só causam sentimentos de mágoa e raiva. Essas palavras podem marcar seu filho e afetar significativamente seus relacionamentos e autoestima. Muitas vezes ouvimos da criança o clássico “eu gostaria de nunca ter nascido”.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

Provérbios 3:12 Porquanto o SENHOR corrige a quem ama, da mesma forma que o pai repreende. porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

Cada pessoa passa por experiências muito particulares quando enfrenta uma gravidez fora dos laços do matrimônio. Ao decidir como proceder, lembre-se de que o Pai Celestial nunca abandonará você ou seu filho (1 Crônicas 28:20). Ele ama seu filho tanto quanto você, talvez mais ainda, e deseja ajudar a ambos.

Espírito de Deus em Provérbios 22:9 – A generosidade traz bênçãos. O Deus celestial abençoará o homem que dá fácil e liberalmente àqueles em necessidade. O SENHOR zela pelo pobre, pois Ele não lhes deu as habilidades e oportunidades que deu ao rico.

Tolos são míopes – prosseguem com destemor com pouca consideração aos riscos de suas ações. Os avisos que eles ignoram se materializam em problemas que os pune, geralmente com severidade. A sabedoria olha seriamente adiante antes de tomar decisões. Ela sabe que o pessimismo é melhor do que o otimismo.

22 Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando ela vier a envelhecer. 23 aCompra a bverdade, e não a vendas; também a sabedoria, e a disciplina, e o entendimento.

22: 4. Galardão é sinônimo de prêmio. E o verso nos diz que aqueles que têm humildade e temor a Deus são galardoados com riquezas, honra e vida. Os pressupostos do prêmio são, portanto, a humildade e o temor a Deus.

22 Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor. 22 O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR.

Aqui está uma das grandes leis da sabedoria de Deus em governar um povo. O mandamento “Não furtarás”, protege a propriedade de outras pessoas e inclui a advertência de Provérbios. Na realidade, o Senhor condenou até mesmo o desejar de propriedade alheia com o Seu mandamento, “Não cobiçarás”.