O que está escrito em Provérbios 31-30?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.

Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos.

“A maneira mais correta de sermos virtuosas é cuidando de nós mesmas, tirando um tempo a cada dia para cuidar do nosso espírito, das nossas emoções, das nossas mentes, mantendo-no conectadas com o Pai todos os dias. Quando estamos bem damos conta de qualquer outra tarefa em qualquer circunstância.

A Beleza de Deus ou o Deus da Beleza
A beleza é o esplendor da verdade”, dizia Platão, e a língua grega condensou essa afirmação forjando o termo kalokagathia, que faz do bom e do belo as duas vertentes de um único cimo. A Beleza de Deus reflete-se na obra da Criação.

Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa.

Pagar o Dízimo e as Ofertas
Ele nos deu um modo de agradecer a Ele por nossas bênçãos. Nossa boa vontade em pagar o dízimo e as ofertas é uma maneira de agradecermos a Ele. Ao pagarmos essas ofertas, mostramos que O amamos e que vamos obedecer a Seus conselhos.

CONTEMPLAÇÃO. A expressão “para contemplar a beleza do SENHOR” indica o propósito pelo qual Davi queria estar todos os dias na casa de Deus. Não se trata apenas de contemplar o que é belo, no caso os atributos divinos. Trata-se de se deixar fascinar por aquilo que podemos contemplar.

Um dos textos mais aplicados, desenvolvidos, consagrados, lidos e escritos sobre e para mulher é o de Provérbios 31. Às vezes até sentimos que há um exagero ao redor dele, como se outros livros da Bíblia não tratassem do papel, direitos, deveres e exemplos de mulheres.

A tradição judaica e cristã considera que Salomão foi o autor inspirado do livro de Provérbios. Somente os capítulos 30 e 31 são atribuídos a Agur e Lemuel, respectivamente. O nome Lemuel é de origem hebraica e significa “consagrado, separado ou dedicado a Deus”.

Conforme já foi explicado, há uma tradição que considera o nome Lemuel, que significa “pertence a Deus”, um pseudônimo para o rei Salomão. Mas a maioria dos eruditos considera isso muito improvável. A última seção de Provérbios 31 traz um poema acróstico que louva a mulher virtuosa (Provérbios 31:10-31).

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.

Isaías 53:2 (E nele não havia beleza alguma) - Bíblia.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

- a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.