O que está por trás da Agenda 2030?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

A Agenda 2030 afirma que, para pôr o mundo em um caminho sustentável, é preciso tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS, por sua vez, constituem uma ambiciosa lista de metas a serem cumpridas até 2030. O objetivo principal dessa nova agenda é não deixar ninguém para trás.

Estabelecida em 25 de setembro de 2015 pela Organização das Nações Unidas, a agenda é adotada por 193 países e busca um futuro saudável para o mundo.

Agenda 2030 no Supremo
A iniciativa integra o projeto estratégico da Agenda 2030 e está alinhada com o eixo tecnológico da gestão de Fux de transformar o Supremo em uma Corte Constitucional Digital, o que expande o acesso à justiça e otimiza a transparência dos trabalhos do Tribunal.

Principais desafios para o Brasil atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esgotamento de recursos, aquecimento global, poluição, são alguns elementos do cenário atual que vão na contramão do conceito de desenvolvimento sustentável.

Dia 25 de setembro de 2018 foi um dia histórico. Há três anos, o Brasil e os 192 países Estados-Membros da ONU assinaram a Agenda 2030 e aderiram aos seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os objetivos incluídos na Agenda 2030, assinada pelo Brasil, incluem, por exemplo, a erradicação da pobreza e da fome, a adoção de medidas para combater a mudança climática, a promoção da educação inclusiva e a igualdade de gênero.

Os 5 P's da Sustentabilidade – Movimento Nacional ODS. Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

Estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers divulgado em Londres aponta que o Brasil será a quinta maior economia do mundo em 2030, deixando para trás Alemanha, Reino Unidos e França. À nossa frente estarão a China, Estados Unidos, Índia e Japão.

Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, se comprometeram a implementar a Agenda 2030, pactuada pelo Brasil e outros 192 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU).

Quais países assinaram a Agenda 2030? Todos os 193 países-membros da ONU assinaram o compromisso da Agenda 2030.

Aprovada em 2015 na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030 foi assinada por 193 países, incluindo o Brasil, e estabeleceu 17 objetivos e 169 metas para o enfrentamento da fome e da pobreza.

A Agenda 2030 é um guia para a comunidade internacional e um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

O documento aponta que de todas as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, 65,47% estão em retrocesso, 14,28% estão em progresso insuficiente, 6,54% permaneceram ou entraram em estagnação, 8,33% estão ameaçadas e 4,76% há ausência de informações para análise.

Ele facilitará um engajamento global intensivo em apoio à implementação de todos os Objetivos e metas, reunindo governos, setor privado, sociedade civil, o Sistema das Nações Unidas e outros atores e mobilizando todos os recursos disponíveis.

Dia do Meio Ambiente

5 de junho: Dia do Meio Ambiente; Tema 2023 é o combate à poluição plástica. O dia 5 de junho (segunda-feira) foi determinado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia do Meio Ambiente.

ONU BR – NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL – ONU BR. A Agenda 2030. 2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>.

Entre os efeitos, o aumento do número de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza nos últimos dois anos e problemas com o acesso e a qualidade das ações e serviços de saúde, resultando na diminuição do número de equipamentos, equipes de trabalho, medicamentos e insumos e aumento das filas de atendimento e ...

Alguns desafios enfrentados no Brasil para a produção dos indicadores ambientais ODS são: Fragilidade institucional na produção de parte das informações ambientais primárias. Parte delas, na dependência de recursos, pode não ter sua continuidade assegurada.

É um apanhado de metas, norteadores e perspectivas definidos pela ONU para atingirmos a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta, sem comprometer o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras. O que é a Agenda 2030?

A nova Agenda reconhece a necessidade de construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas que ofereçam igualdade de acesso à justiça e que são baseadas no respeito aos direitos humanos (incluindo o direito ao desenvolvimento), em um efetivo Estado de Direito e boa governança em todos os níveis e em instituições ...