O que eu posso usar para substituir o mel?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Se mel não é vegano, o que consumir?

  • Melado de cana. O melado de cana é bastante fácil de ser encontrado e é uma ótima substituição. ...
  • Agave. A calda de agave é obtida de uma planta mexicana que é responsável pelo sabor parecido ao açúcar. ...
  • Néctar de Coco. O néctar de coco é extraído da seiva da flor do coqueiro.

Mas para quem estiver usando açúcar de mesa, xarope ou outro adoçante, trocá-los por mel pode diminuir os riscos cardiometabólicos", disse Tauseef Khan, pesquisador sênior do estudo e pesquisador associado em ciências nutricionais na Faculdade de Medicina Temerty da Universidade de Toronto, no Canadá, em comunicado.

A resposta é simples: no melado de cana! O melado de cana é obtido a partir dos resíduos riquíssimos em nutrientes que são removidos durante o processo de produção do açúcar refinado! Possui sabor agridoce robusto e cor escura, com uma tonalidade preta acastanhada, sendo um substituto vegano perfeito do mel.

O Mel Vegano Vegamel – Airon – 250g é uma alternativa natural e saudável para o mel de abelhas.

Mel é um alimento natural, mas exige moderação
Mas os benefícios (ou riscos) são semelhantes. Por ter menos frutose (açúcar natural) e outros minerais, o mel é processado e absorvido mais lentamente pelo organismo do que o açúcar refinado. Por isso, atua como fonte de energia para o nosso organismo.

É um mel produzido segundo normas específicas que o qualificam como um produto isento de contaminações químicas e biológicas indesejáveis. Para produzir um mel que possa receber o título de orgânico, o apicultor deve passar por um processo de certificação.

Açúcar mascavo

Açúcar mascavo: é um açúcar vegano, isso porque ele não passa pelo processo de refinamento que o açúcar branco passa e por isso tem uma aparência mais marrom ou dourada. Açúcar demerara: assim como o mascavo, ele não passa pelo refinamento com o carvão de osso e é mais escuro que o normal, devido ao melaço.

Ele é feito com uma mistura de soja em pó, agentes gelificantes, agentes aglutinantes e aromatizantes naturais. Ao contrário de muitas alternativas, esse produto pode ser usado para preparar quiches, omeletes ou ovos mexidos, para unir outros ingredientes e também para fazer bolos.

Mel bracatinga
Normalmente, esse tipo de mel tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, pode apresentar muitos benefícios para quem o consome.

Por um lado, o adoçante é o que tem menos calorias. Por outro, o mel oferece mais benefícios nutricionais do que o açúcar e adoçante. — Se formos pensar em valor calórico, o uso do adoçante sai ganhando nessa disputa - responde a nutricionista.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

O mel pode ser consumido com frutas, torradas ou puro, a forma que o adepto da dieta preferir, respeitando a quantidade de 2 colheres de chá ou 1 colher de sopa rasa.

E as calorias? A quantidade é bem similar ao mel: a calda possui 310. Mas acaba sendo uma opção melhor pelo seu alto poder de adocicar, além de também ser rica em sais minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio. Outro ponto positivo da agave é ela ser livre de glúten e lactose.

Teste da Água: Encha um copo com água e dentro despeje uma colher de mel. Se o mel for puro, ele permanecerá junto e descansará ao fundo do copo. Se diluir rapidamente, é um mel adulterado.

Embora seja natural que a galinha ponha ovos, há muita crueldade e exploração nas granjas, sendo assim, os veganos não consomem ovos.