O que falar para o meu chefe quando faltar?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Seja claro, direto e breve ao explicar sua necessidade em ficar em casa. Ao conhecer o seu chefe e ter uma ideia de como ele reage em relação à ausência ao trabalho por motivos de saúde, você terá uma melhor ideia de quantos detalhes você precisará fornecer a ele sobre sua doença, seus sintomas etc.

"Bom dia. Marquei consulta no médico hoje porque não estou me sentindo bem nos últimos dias. Espero estar melhor para voltar ao trabalho em breve. Avisarei como estão as coisas no decorrer da semana.”

Entre as principais podemos citar:

  • Acidentes de trabalho. Causalidades no próprio ambiente laboral são responsáveis por grande parte dos afastamentos dos trabalhadores de suas atividades. ...
  • Dor nas costas. ...
  • Lesões no joelho. ...
  • Hérnia inguinal. ...
  • Depressão e estresse. ...
  • Doenças do coração. ...
  • Problemas urológicos.

Escolha um momento para conversar com o seu chefe que seja mais tranquilo para ele, por exemplo, uma manhã em que ele não tenha reuniões ou um dia em que a agenda esteja menos cheia. Qualquer feedback deve ser direcionado a uma atitude e, não, a uma pessoa. Não se deve rotular ou generalizar pessoas por suas ações.

Por isso, uma boa forma de começar a entrevista é permitir que o entrevistado fale livremente sobre si mesmo. Ele deve ser estimulado a falar sobre sua personalidade, sua formação e outras características relevantes, que não podem ser sintetizadas em um currículo.

A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.

O abandono de emprego é motivo para demissão por justa causa, ou seja, com 30 dias seguidos sem comparecer ao trabalho o empregado pode ser demitido.

Faltas no trabalho e a demissão por justa causa
O que pode gerar dúvidas é com relação a essas 30 faltas, caso ocorram em dias alternados, ou ainda nas situações em que o trabalhador deixe de justificar sua ausência, pois, nessa situação não se caracteriza abandono de emprego.

O CID Z 765, tem como descrição a pessoa está fingindo ser doente em uma simulação consciente, é chamado de atestado do fingimento ou da preguiça.

Dê informações o suficiente para ele acreditar em você, por exemplo: "Passei a noite acordado" ou "Estou com problemas estomacais terríveis". Também é possível dizer algo como: "Sei que deveria ter dito isso ontem, mas pensei que fosse passar após uma noite de sono".

Estar "apenas cansado" não é motivo para se afastar do trabalho, mas muitas vezes o cansaço pode estar relacionado com algumas patologias como depressão, estresse... por isso, vale a pena procurar ajuda. Olá, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um especialista da área clínica para fazer alguns exames!

Inventando uma desculpa. Escolha uma desculpa que possa ser verdadeira. Um rato invadindo sua casa e alagando o apartamento inteiro, por exemplo, não é uma boa ideia. É sempre bom escolher algo que inclua eventos anteriores, um parente doente, a falta de transporte ou uma emergência familiar.

Peço perdão pelos meus erros e atitudes, fui completamente inadequado! Estou sentindo-me muito mal por isso. Tenho dificuldades em reconhecer meus erros e em demonstrar meu arrependimento, mas a verdade é que estou me torturando por dentro. Peço muitas desculpas pelo que fiz, queria tanto ter agido de outro modo!

Carta de insatisfação no trabalho: faça uma lista
Comece a anotar tudo, de coisas grandes a pequenas, que te fazem se sentir mal a cada dia. Pode ser uma mudança de escritório, uma equipe com a qual você não se dá bem, falta de suporte do seu supervisor.

Plano de carreira: Como impressionar seu chefe em 6 passos

  1. Tome a iniciativa. Não acredite que o seu esforço limite está em fazer o seu trabalho. ...
  2. Conecte-se com o que ele(a) acredita. ...
  3. Procurem pela solução juntos. ...
  4. Tenha opiniões embasadas. ...
  5. Chegue preparado(a) ...
  6. Não fuja do feedback.

Mantenha sempre uma postura confiante. Estar bem emocionalmente e mostrar-se seguro é fundamental para convencer seu chefe a aprovar o projeto de treinamento. Controle o nervosismo e mantenha uma postura serena, o que vai te ajudar a expor os seus argumentos de forma clara e precisa.

Diferentes formas de dizer Oi em português

  1. Oi. Esta é a maneira mais comum de cumprimentar as pessoas. ...
  2. Olá “Olá” é apenas mais uma forma de dizer “Oi”.
  3. Alô É também uma forma de cumprimentar as pessoas. ...
  4. Fala! / Fala aí! / Fala tu. ...
  5. E aí? ...
  6. Coé ...
  7. Opa! ...
  8. Bom dia / Boa tarde / Boa noite.

Uma ótima maneira de responder a um "Oi, tudo bem?" neste caso é dizer: "Aprendi recentemente" e então você pode compartilhar sua história. Esta abordagem é muito poderosa, porque você muda sua mentalidade de "Por que isto está acontecendo comigo?" para "O que será que eu poderia aprender com isto".

Esteja completamente no momento e apenas ouça. E se você se encontrar à deriva, faça uma pergunta esclarecedora. Peça desculpas e volte a se concentrar no assunto principal. Fazer anotações constantemente pode ser uma ótima estratégia para manter sua concentração em alta.