O que faz crescer os pés?

Perguntado por: rguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Apesar do processo de desenvolvimento do pé terminar na adolescência, existem fatores relacionados com a gravidez, obesidade e/ou envelhecimento que fazem aumentar o tamanho do pé depois da idade adulta. A diferença pode ir até mais 10 milímetros, o que significa passar a calçar um tamanho acima.

A "cirurgia Cinderela" parece ser a solução para as mulheres que sonham em diminuir o tamanho dos pés e fazê-los entrar nos sapatos desejados. O procedimento já é moda em alguns países do mundo, porém, os ortopedistas alertam para os riscos do procedimento.

Invista em um par de botas na altura do tornozelo com saltos altos. O salto eleva o pé e reduz o comprimento horizontal percebido, enquanto a bota cobre bem o pé, disfarçando seu tamanho sob o tecido. Experimente botas grossas e volumosas.

Meia-Calça Infantil (Algodão)

TAMANHOPESO (KG)ALTURA (M)
P15 a 250,90 a 1,10
M21 a 351,10 a 1,30
G27 a 401,30 a 1,40
EG38 a 531,40 a 1,60

De acordo com o pesquisador de biomecânica do pé do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Aluisio Avila, tamanhos entre o 34 e 40 são considerados padrões no Brasil. Sendo que os mais vendidos estão entre o 35 e 38.

Geralmente, o pé de uma criança cresce em média 1 mm por mês, dessa forma, seu calçado precisa ser no mínimo 12 mm e no máximo 17mm maior que o seu pé.

Tanya Herbert, uma americana de 38 anos, foi certificada pelo Livro dos Recordes da Guiness como a dona dos maiores pés do mundo —os pés medem 33 centímetros, pelos padrões de tamanho brasileiro, ela iria calçar um 48 masculino.

Dicas para disfarçar pés grandes

  1. Aposte nos saltos altos e finos. O salto alto fino cria uma ilusão mais elegante no , dando a sensação de que é mais pequeno do que parece. ...
  2. Opte pelos bicos redondos. ...
  3. Cuidado com as cores. ...
  4. Sapatinho de fivela. ...
  5. Aposte em modelos masculinos. ...
  6. Invista nos canos altos.

Mas, relaxa, isso é bem comum. Na realidade, 3 em cada 10 brasileiros têm um pé maior que o outro, com uma variação entre 0,4 e 2 cm, de acordo com a pesquisa Os Pés Brasileiros, feita pela Pés Sem Dor, empresa que confecciona palmilhas e sapatos sob medida.

Pés menores
Essa pode parecer engraçada, mas também é bem óbvia, pois quando emagrecemos, perdemos gordura em todo o corpo, inclusive nos pés. Portanto, não pense que seu pé encolheu, você apenas deixou de ter os pés gordinhos. O bom é que ficará mais fácil para fechar as botas nas panturrilhas.

Conheça 4 formas simples para apertar o sapato

  1. 1) Palmilhas almofadadas. As palmilhas almofadadas, aquelas macias feitas de espuma, que geralmente encontramos dentro dos tênis pode ser uma ótima solução! ...
  2. 2) Apoio plantar. ...
  3. 3) Tiras de gel protetoras para os pés.

Segundo o Diretor de Fisioterapia da empresa, Mateus Martinez, é aí que o problema começa: “Essa diferença surge devido à fatores genéticos em casos mais raros devido à traumas. Para que um sapato social seja confortável e não provoque problemas, ele deve ter uma folga de 0,7 cm.

O tamanho do pé e a gestação
Em algumas mulheres em que o pé é mais curvado, com o peso da gestação e a atuação dos hormônios que afrouxam os ligamentos, o pé fica chato e, consequentemente, maior. Dependendo do peso que a gestante ganhar, o pé pode inchar e também aumentar o número.

Para homens (tamanhos no Brasil):
37 = 24,5 cm. 38 = 25,5 cm. 39 = 26 cm. 40 = 27 cm.