O que fazer para aceitar a idade?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O que tem que fazer para aceitar sua idade é prestar atenção no seu interior e valorizar como se sente: se tem muita energia, otimismo e vontade de viver, pouco importa sua idade porque sua qualidade de vida será extraordinária.

A introdução do idoso em atividades e eventos sociais são importante para lidar com o medo de envelhecer. Mostrar a sua importância, exaltar a história e estar presente em sua rotina diária faz toda diferença.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

Como superar a crise de meia-idade?

  1. 1 – Conviver com pessoas que pensam como você ...
  2. 2 – Controlar o uso das mídias sociais. ...
  3. 3 – Praticar mais a gratidão. ...
  4. 4 – Fazer alterações significativas na vida. ...
  5. 5 – Ter momentos de meditação consciente. ...
  6. 6 – Desenvolver mais o lado criativo.

65 anos

Contudo, já fixaram que crise da meia idade começa aos 40 anos e se estende até aos 65 anos. Alguns analistas defendem 70 anos como o limite entre meia-idade e a velhice, ou a melhor idade, que começaria aos 70 anos até o óbito.

Inicialmente, a obrigação de cuidar do idoso é dos filhos. Havendo mais de um filho, a obrigação é proporcional. Se não houver filhos, ou estes não tiverem condições / disponibilidade para cuidar do idoso, chama-se os netos. Se os netos estiverem indisponíveis, chama-se os irmãos do idoso.

O que é Envelhecimento? O envelhecimento é um processo que se inicia com a nossa concepção¹. Nele, passamos por diversas fases como a infância, a adolescência, a fase adulta e a velhice.

Paciência é fundamental com o idoso teimoso
Tenha paciência, mantenha o diálogo ativo – argumentando como são necessárias as diferentes ações, mesmo quando não queremos fazê-la e dê atenção ao idoso na medida certa – mesmo que isso não seja uma tarefa fácil.

Como envelhecer bem: 7 dicas

  • Faça exercícios com regularidade. Fazer exercícios físicos sem dúvida é uma das melhores dicas de como envelhecer bem. ...
  • Alimente-se bem. ...
  • Use filtro solar. ...
  • Tenha uma vida social ativa. ...
  • Ative o cérebro. ...
  • Tenha boas noites de sono. ...
  • Visite o médico regularmente.

O que podemos fazer para envelhecer com Saúde Psicológica?

  1. Investir nas nossas relações sociais. ...
  2. Participar activamente na nossa comunidade. ...
  3. Reservar tempo para o Autocuidado. ...
  4. Continuar a aprender e a realizar actividades de lazer. ...
  5. Adoptar um Estilo de Vida Saudável. ...
  6. Reflectir e planear o processo de envelhecimento.

O medo de envelhecer não é novo, sempre foi uma preocupação desde a antiguidade. Mas a paranoia com o envelhecimento ganhou um nome: gerascofobia.

5 Sinais de Alerta Com a Saúde dos Idosos

  • Lapsos de memória.
  • Incontinência urinária.
  • Quedas constantes.
  • Insônia e hipersonia.
  • Visão e audição ruins.

A pele do pescoço tende a envelhecer mais rápido que quase qualquer outra parte do corpo, diz Theodora Mauro, professora de dermatologia na Universidade da Califórnia em San Francisco. Ela é especialmente vulnerável a danos.

Por último, e não menos importante, o cérebro, também passa por um grande processo de envelhecimento. Lapso de memória, raciocínio lento, Dificuldade para a aquisição de novos conhecimentos, são decorrentes da perda de células nervosas e da capacidade de comunicação entre elas.

Dicas Poderosas Para Superar a Crise da Meia Idade

  1. 1 – Reconhecer o Momento Pelo Qual Está Passando. O primeiro passo para resolver qualquer questão é reconhecê-la e entendê-la. ...
  2. 2 – Procure Apoio. ...
  3. 3 – Descobrir o Lado Positivo da Situação. ...
  4. 4 – Cuide da Sua Saúde e Bem-estar. ...
  5. 5 – Faça Coisas Que Te Deixam Feliz.

O termo crise de meia-idade foi criado pelo médico canadense Elliott Jaques, para se referir a pessoas que se sentem perdidas ao ver que a suposta “fase da juventude chegou ao fim”, o que, normalmente, ocorre por volta dos 40 ou 60 anos. “Ou seja, trata-se de um sentimento que mistura frustração, insegurança e medo.

Publicado pelo Departamento Nacional de Pesquisa Econômica, dos EUA, o estudo indica que pessoas na faixa etária entre 40 e 50 anos chegam ao pico do estresse no trabalho, se sentem mais sobrecarregadas no emprego e apresentam uma elevação das taxas de insônia, dores de cabeça, ansiedade e depressão.

A crise da meia-idade pode surgir por várias causas: síndrome do ninho vazio, a morte de alguma pessoa, grandes mudanças na vida, entre outros. Além disso, durante esse tempo, também podem surgir sintomas de depressão e ansiedade, que são sinais de alerta para a saúde mental.

A psicóloga Lúcia Magnus Marques, especialista em terapia de casal e família, explica que a crise dos 40 anos é um processo de passagem da adultez jovem para a maturidade e, do ponto de vista da psicologia, um dos momentos de instabilidade esperados ao longo da vida.