Por que indígenas têm o cabelo liso?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Os índios possuem cabelos lisos, diferente dos negros que possuem cabelos crespos, devido a adaptação evolutiva do ambiente em que vivem.

A planta observada, a Bulbostylis paradoxa, é conhecida popularmente como cabelo-de-índio. “Ela está muito presente no cerrado, desde a Venezuela até a parte sul do Brasil.

A distribuição de queratina também é diferente para os orientais. Nesse tipo de cabelo ela é distribuída uniformemente e em abundância, o que também ajuda a alisar os fios, dando também maior resistência ao calor, umidade, sol e etc.

Cabelos lisos são típicos de etnias mongólicas, orientais, esquimós e indígenas.

Cabelos retos e lisos
O cabelo liso é como uma linha reta vertical, e linhas retas costumam comunicar mais tradição, força, credibilidade e poder. Podemos dizer, portanto, que cabelos lisos transmitem uma mensagem mais formal e de seriedade.

De acordo com a evolução humana, esse formato de rosto surgiu há mais de 100 mil anos como forma de proteção do corpo. As regiões onde essas sociedades habitavam eram mais frias e lidavam com a grande luminosidade provocada pelo reflexo do Sol na neve – a chamada radiação ultravioleta.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

Segundo os pesquisadores, a falta de pelos no corpo deles se dá porque fazem parte da etnia dos mongoloides. A principal característica dessa etnia é a falta de pelos pelas partes do corpo. Os indígenas brasileiros herdaram dos asiáticos essa característica.

Ressecamento: diferente dos brasileiros, os fios indianos não são tão hidratados e apresentam falta de nutrientes. Por isso, antes de aderir ao mega hair indiano, verifique se o salão de beleza investiu em algum tratamento de hidratação na mecha escolhida.

Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal.

Têm poucos pêlos no corpo? A característica está ligada aos fatores genéticos e hormonais de cada raça. “Eles têm poucos pêlos no corpo, mas seus cabelos são mais grossos e lisos”, diz a dermatologista Denise Steiner.

Os Samurais.
O Que fazia todo sentido para um samurai que precisava botar medo em seu adversário. Já para um cidadão comum, um japonês que vive o seu dia a dia, ele realmente não precisa transmitir esse tipo de aparência, esse ar temeroso. Então por isso não era comum que a sociedade japonesa masculina tivesse barba.

Japoneses, coreanos e chineses são descendentes de povos que viveram na Sibéria. Japoneses, coreanos e chineses possuem uma camada de gordura embaixo na pálpebra que faz com que esse pedaço de pele se projete para a fora. É o que se chama de “olho puxado”.

As extensões de cabelos indianos possuem uma variedade de tipos ainda maior, que incluem, geralmente, o fino, médio, grosso, reto, ondulado e o crespo. Como a maioria das mulheres indianas não possuem cabelos quimicamente tratados, os fios dessas extensões costumam ser virgens (sem químicas).

- Tipo 3 ou cabelo ondulado: "Cabelo mais comum das brasileiras e representa 29% da população".

Os cabelos asiáticos são os de fios mais grossos, seguidos dos caucasianos. Cabelos afro são os de menor calibre. Além de serem mais finos, os fios do cabelo afro têm uma maior variação do calibre ao longo de sua extensão. Caucasianos ou europeus têm a maior densidade de cabelos entre os 3 grupos.