Quantos massacres em escolas nos EUA por ano?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Foram 193 incidentes com armas de fogo em escolas americanas. No ano anterior, tinham sido 62. O número deste ano representa um recorde. Até então, o maior número de incidentes com armas em um só ano era 75, desde que a pesquisa da organização Everytown for Gun Safety começou a ser feita.

Caso mais recente ocorreu nesta sexta no ES e deixou três mortos. Um levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz apontou que o Brasil registrou 12 ataques em escolas nos últimos 20 anos. Em todos os casos, os assassinos eram alunos ou ex-alunos da instituição de ensino invadida.

Apesar da queda, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios do planeta e ocupa a posição de oitavo país mais violento do mundo, de acordo com ranking da UNODC, o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

O mais letal, até hoje, ocorreu em 2012 no estado de Connecticut, quando um homem com um rifle invadiu a escola infantil Sandy Hook, em Newtown, e matou 20 alunos e 6 adultos.

A situação de violência armada vem escalando nos EUA nos últimos anos. Segundo o Gun Violence Archive, o país teve 246 massacres com arma em 2022, o mesmo número do ano passado até o mesmo período. Em 2020 os EUA registraram 161 massacres até 5 de junho e em 2019 esse número foi de 154.

Foram mortos ao menos 19 estudantes e duas professoras. A maioria das vítimas tinha entre 5 e 10 anos. Pelo menos 21 pessoas morreram e outras ficaram feridas após mais um tiroteio em uma escola nos Estados Unidos nesta terça-feira, 24.

Estudantes da E.E. Raul Brasil falam ao Brasil de Fato sobre consequências psicológicas do episódio que causou 10 mortes. “Era para ser um dia normal”.

Tiro à distância
Em 2017, no Afeganistão, Wali efetuou um disparo fatal que, naquele momento, ficou registrado como o mais longo da história do mundo militar (3,5km). Na ocasião, para evitar um bombardeio em uma área com presença de civis, as Forças Armadas Canadenses optaram pela atividade de atiradores de elite.

O Minuteman III, com capacidade nuclear, fabricado pela Boeing Co., é fundamental para o arsenal estratégico dos militares dos EUA. O míssil tem um alcance de mais de 9.660 kms e pode viajar a uma velocidade de aproximadamente 24.000 km/h.

Foram 193 incidentes com armas de fogo em escolas americanas. No ano anterior, tinham sido 62. O número deste ano representa um recorde. Até então, o maior número de incidentes com armas em um só ano era 75, desde que a pesquisa da organização Everytown for Gun Safety começou a ser feita.

O Massacre de Bath School, também conhecido como Explosão de Bath School, Massacre de Bath Township e Explosão de Bath Township foi o maior massacre nos Estados Unidos antes do Atentado de Oklahoma City, e que consistiu em três atentados com explosivos em Bath Township, no estado de Michigan, ocorridos na manhã do dia ...

Nas redes sociais, a escola esclareceu que todas as medidas de segurança foram tomadas. “Diante de tantas fake news que estão circulando sobre nossa escola, esclarecemos que a única informação verídica é que havia uma carteira pichada com a ameaça de um 'massacre no CG' e todas as medidas de segurança foram tomadas.

Assim como a Suíça, a Islândia tem uma das menores taxas de criminalidade do mundo. Até 2022, o país tinha menos de uma dezena de presídios — com cerca de 200 pessoas encarceradas. A nação também se destaca pelo alto investimento em educação.

“O acesso a armas de fogo é um importante preditor desses incidentes”, diz Lankford. Os EUA têm mais armas do que qualquer outro país. Existem cerca de 270 milhões a 310 milhões de armas circulando no país. Com a população americana de 319 milhões, isso significa que quase todo americano tem uma arma.

Um homem de cerca de 20 anos invadiu uma escola em St. Louis, nos Estados Unidos, na manhã desta segunda-feira (24) e matou ao menos duas pessoas a tiros antes de ser morto pela polícia. Segundo o chefe de polícia local, Michael Sack, pelo menos outras sete pessoas ficaram feridas.