Como aumentar a massa muscular na terceira idade?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Como fazer para manter massa muscular na terceira idade? Para manter parte da massa muscular é preciso se exercitar com uma frequência semanal, e com um acompanhamento. Isso torna a rotina de exercícios regular e bem orientada, o que impacta diretamente no bem estar físico e mental do idoso.

Uma rotina moderada de treino já é capaz de reverter o quadro de sarcopenia. A partir daí, uma boa suplementação de proteínas, queratina, multivitamínicos e aminoácidos de lenta absorção podem ajudar a ganhar massa muscular depois dos 60 anos.

Sete exercícios ideais para quem passou dos 60 anos

  1. A atividade física correta traz qualidade de vida e mais saúde. ...
  2. Natação. ...
  3. Intensidade do exercício. ...
  4. Corrida. ...
  5. Bicicleta. ...
  6. Musculação na academia. ...
  7. Yoga e pilates.

O complexo B (vitamina B) atua no ganho de massa muscular por meio do nutriente B12(vitamina B12), que é associado a essa função pois ajuda na regeneração dos músculos e na manutenção das reservas de energia.

O sedentarismo é um fator de risco para a sarcopenia em idosos. Dentre as formas de tratamento para sarcopenia estão a prática de exercícios físicos (que ameniza os efeitos catabólicos da inatividade), uma nutrição adequada e a reposição hormonal.

7 exercícios para ganhar massa muscular

  1. Levantamento de peso. Não é surpresa que o primeiro treino que vem à mente quando falamos sobre ganho muscular é justamente o levantamento de peso. ...
  2. Treinamento suspenso ou TRX. ...
  3. Pilates. ...
  4. Funcional. ...
  5. HIIT. ...
  6. Natação. ...
  7. Boxe.

Exercícios anaeróbicos
A musculação é a única atividade capaz de aumentar a massa muscular. Na terceira idade, o exercício é válido e pode melhorar muito a qualidade de vida e a rotina de quem pratica com seriedade. No entanto, é importante ter um acompanhamento para fazer os exercícios conforme a própria capacidade.

Quanto de proteína do leite o idoso pode consumir? Estudos garantem que idosos sedentários saudáveis, que não possuem uma rotina de atividade física, podem consumir 30g de whey protein divididas em duas tomadas de 15 gramas, de preferência, longe das refeições.

Jantar. A janta deve ser uma refeição leve e muito nutritiva. Por isso, sugerimos as sopas feitas com muitos vegetais e com proteínas em quantidades moderadas. Além de serem completas em macro e micronutrientes, elas ajudam na hidratação.

7 opções de suplemento para idosos que valem a pena

  • Equaliv Vegan Power Senior. Equaliv Vegan Power Senior 30 cápsulas Vitamina. ...
  • Nutren Senior Nestlé Health Science. ...
  • Suplemento Nutricia Fortifit Pro. ...
  • Nutridrink Protein Sem Sabor 350G Danone. ...
  • Suplemento Sustagen Adultos+ ...
  • Nutren Just Protein. ...
  • Lavitan Sênior.

Produtos industrializados, pães, bolos, refrigerantes, massas e todo tipo de carboidrato em excesso devem ser evitados, para prevenir doenças.

Alimentos para ganhar massa muscular: 4 frutas com efeito anabolizante

  1. 1 – Banana. A banana, talvez, seja um dos alimentos mais populares do Brasil e do mundo. ...
  2. 2 – Abacaxi. Sabemos que o abacaxi possui inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar do organismo. ...
  3. 3 – Mamão. ...
  4. 4 – Abacate.

Além disso, a concentração de potássio, que está presente principalmente no caso da banana-da-terra, é uma vantagem para a contração dos músculos durante o exercício. Também evita o desenvolvimento de câimbras e melhora a saúde cardiovascular que é bem importante durante os treinos.

"De preferência, o suco pré-treino deve conter carboidratos de baixo e moderado índice glicêmico, como maçã, pera, melão e laranja. Eles irão fornecer glicose ao organismo - fonte de energia - de maneira mais lenta e durante todo o exercício", explica a nutricionista Letícia Amaral.

Se for ganhar massa muscular, por exemplo, o ideal é optar por iogurte com maior quantidade de proteína, como o +Whey, que, além de saudável e nutritivo, tem zero lactose, zero açúcar e zero gordura.

Iogurte com fruta e aveia
A mistura de iogurte com 1 fruta e 1 ou 2 colheres de sopa de aveia fornece uma boa quantidade de carboidrato e de proteínas para manter a energia antes do treino. O iogurte natural, por exemplo, tem 7 g de proteína em cada unidade, a mesma quantidade encontrada em 1 ovo.

Alguns fatores, como o sedentarismo, má alimentação e o consumo excessivo de álcool, estão ligados diretamente com essa perda gradual. A falta de exercícios e nutrientes favorecem o catabolismo, pois são necessários para manutenção da massa muscular.

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão.