O que fazer para pagar menos luz?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 9 votos

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício, cujo desconto no valor da conta de luz varia de 10% a 65%, é calculado de acordo com o consumo mensal de energia do domicílio.

Além de Colômbia e Brasil, no topo do ranking entre os mais caros estão: Turquia (terceiro), Chile (quarto), e Portugal (quinto). No lado oposto, entre os cinco países com a energia mais baratas, estão: Noruega, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá e Suíça, respectivamente.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.

A Tarifa Social dá desconto na conta de luz para famílias de baixa renda. Mas os consumidores devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no programa do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em primeiro lugar, podem participar da Tarifa Social de Energia Elétrica todas as famílias inscritas no Cadastro Único que possuam renda familiar mensal per capita igual ou menor que meio salário mínimo nacional.

Segundo os padrões atuais, tratam-se de pessoas cuja renda per capita mensal por família não ultrapasse a metade de um salário mínimo. Em 2022, o governo classificou como cidadãos de baixa renda aqueles cuja renda familiar per capita não ultrapassa R$ 606. Uma vez que o salário mínimo atual é de R$ 1.212.

Veja agora quais são os maiores vilões da energia elétrica

  • Chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica. ...
  • Geladeira. Nem sempre a geladeira é lembrada pelos leigos como uma vilã do consumo de energia elétrica. ...
  • Ferro de passar roupa. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar.

Média de 230 kwh passou para mais de 600 kwh, um casal consome mais de 600 kwh.

Reajustes anuais
o custo da energia em quilowatts-hora (kWh); o transporte da energia do local de geração ao de distribuição; a distribuição em si, que leva energia até as casas; os impostos e encargos.

Organize a rotina para não acumular tanta roupa
Normalmente, em uma família de até três pessoas, lavar roupa duas vezes na semana é o ideal. Se a família for maior, inclua mais um dia.

Truque 1: se você conseguir, dê preferência para lavar sua roupas no período da manhã — no máximo no período da tarde — porque assim suas peças não vão ficar estendidas por muito tempo. Muitas pessoas acabam lavando as peças à noite e deixando elas para secar até a parte da manhã ou se esquecendo delas.

No quesito economia o tanquinho é a melhor opção, pois além de ter um menor custo, ele consome menos energia e água que uma lavadora automática. Então se você busca por uma opção econômica, o tanquinho é a sua melhor escolha.

O de pico está no intervalo entre 17h30 e 20h29. Esse é o horário com maior valor para o consumo. O intermediário 2 vai das 20h30 às 21h29h e o fora de pico, das 21h30 às 16h29. O fora de pico é o que tem o menor valor para consumo.

Evitar os banhos demorados é outra dica que ajuda a economizar energia. As duchas de chuveiro elétrico devem ser mais curtas, no máximo 10 minutos. Reduzindo o tempo do banho você gasta menos energia e contribui com um mundo mais sustentável.

A tarifa branca só será vantajosa para quem conseguir reduzir ou, até mesmo, “deslocar” o consumo de energia do horário de ponta para o fora de ponta. Caso contrário, a opção pela tarifa branca poderá resultar emaumento no valor da conta de luz.

Ventilador
Para que tenhamos uma ideia, um ventilador pequeno em funcionamento durante 8 horas diárias, consome em média 15,6 KW mensais, enquanto um ventilador de teto utiliza em média 28,8 KW durante esse mesmo período.

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

Se o consumidor recebeu o aviso de inadimplência de uma conta que levará ao corte da luz, é necessário fazer o pagamento dos débitos pendentes o mais rápido possível. Isso significa que todos os valores da conta, juros e outros débitos que estão relacionados ao aviso de corte devem ser pagos.

Portanto, não há um número mínimo de faturas não pagas para que a empresa distribuidora possa cortar a energia. Contudo, a suspensão não pode ser superior a 90 dias, contados da data da primeira fatura vencida e não paga, exceto se o corte se deu por determinação judicial.