O que fazer para salvar o relacionamento?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

7 dicas para salvar seu relacionamento

  1. Fale o que você pensa. Fale todos os dias o que você pensa, mesmo que as palavras 'machuquem'. ...
  2. Elogie. ...
  3. Divida tarefas. ...
  4. Se cuide. ...
  5. Saiba perder ume briga. ...
  6. Tenha uma vida pessoal além do seu relacionamento. ...
  7. Divirtam-se juntos. ...
  8. LEIA MAIS:

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

Recuperar um vínculo quebrado é um trabalho que deve ser feito com consciência e não apenas com as emoções. Isso significa voltar a aprender com o que aconteceu e ser capaz de agir de modo diferente. Caso contrário, a relação irá terminar novamente.

Como melhorar o relacionamento conjugal: 5 dicas para melhorar o casamento em crise

  1. Reconheça a diferença entre verdades e valores. ...
  2. Treine diferenciar fatos de percepções. ...
  3. Utilize a linguagem do “Eu” ...
  4. Se comprometa a regar essa plantinha. ...
  5. Escolha seu relacionamento todos os dias.

O fim da limerência geralmente leva à primeira das crises em um relacionamento estável, e isso acontece aproximadamente um ano, ou um ano e meio após o início do relacionamento.

Relacionamento frio: dicas para combater o problema

  1. Apimentem a vida sexual. Novidades são sempre bem-vindas na rotina sexual de um casal. ...
  2. Façam mais coisas juntos. ...
  3. Tenham momentos exclusivos para o casal. ...
  4. Reduzam o uso de TV e celular. ...
  5. Revisem a decoração do quarto. ...
  6. Relembrem sempre os primeiros momentos.

Você não se sente mais confortável em dividir seu tempo e sua vida com a pessoa? Tem vontade de recomeçar sem a presença do outro? Então, sinto em dizer isso, mas é possível que a paixão tenha acabado, ou, além disso, que as suas expectativas tenham sido frustradas com o decorrer da relação, por exemplo.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Por fim, mulheres consideram imperdoáveis e não devem mesmo relevar qualquer tipo de agressão, física ou moral, partida de um homem. Abusos verbais, chantagens emocionais e violência não podem ter espaço dentro da relação.

Sua vida sexual esfriou? Veja 5 dicas para esquentar de novo a relação

  1. A dificuldade de ereção por questões emocionais está ligada à tensão. ...
  2. Tente algo novo. ...
  3. Não parta direto para a penetração. ...
  4. Marque uma consulta com um médico e vá junto com seu amor. ...
  5. Aceite que ele use comprimidos para ereção.

Aguarde pelo menos três meses para voltar a sair com alguém. Não há nada específico para descobrir por quanto tempo você deve aguardar, mas geralmente é necessário um bom tempinho para se recuperar do fim de um namoro ou até casamento.

O diálogo e a maneira de demonstrar amor entre casais ajuda a deixar mais evidente a natureza de cada pessoa, os seus gostos, o seu entendimento sobre as coisas, fortalecendo inclusive, a tolerância na aceitação do outro.

Amor, respeito, diálogo e confiança, por exemplo, são alguns sinais de um casal feliz. Segundo o psicoterapeuta Luciano Passianotto, o ideal é conseguir enxergar o parceiro como ele realmente é, sem expectativas irreais ou fantasias românticas. “Casais felizes entendem as aspirações e desejos um do outro”, comenta.

A regra dos três meses é um período de teste de 90 dias em que um casal "testa" um relacionamento para saber se há compatibilidade de verdade. Durante esses 90 dias, os ficantes descobrem mais sobre os gostos, as qualidades e os possíveis defeitos um do outro.