O que fazer para voltar a dirigir?

Perguntado por: baragao . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Cuidados a serem tomados para voltar a dirigir após uma longa pausa

  1. Revise os conhecimentos de trânsito. ...
  2. Revisão e manutenção do veículo. ...
  3. Teste suas habilidades. ...
  4. Considere contratar um seguro auto. ...
  5. Respeite seu tempo.

Os especialistas dizem que, em média, uma pessoa que nunca dirigiu na vida leva 25 aulas para estar preparada para o exame de direção. Isso quer dizer de um a dois meses de aula.

O medo de dirigir é um distúrbio psicológico tão comum que tem até nome técnico: amaxofobia. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 6% dos brasileiros são afetados pelo transtorno. Contudo, saná-lo é possível, como nos conta uma especialista no assunto.

O medo de dirigir é também chamado de amaxofobia. Entre as principais causas do medo de dirigir estão na própria origem e história de vida de cada pessoa. Ele pode ter sido originado por algum trauma passado, em ocasião de algum acidente de trânsito, insegurança.

Geralmente, este medo está ligado à ansiedade e é algo que atinge um grande número de pessoas em todo o Brasil, inclusive motoristas já habilitados. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, (Abramet) 80% das pessoas com medo de dirigir já possuem Carteira de Habilitação.

Então veja as estratégias que outras pessoas já utilizaram para enfrentar esse desafio.

  1. Exposição gradual. Vença gradualmente o medo de sair de casa. ...
  2. Respiração. Quando estamos com medo, nossa respiração se torna curta e rápida. ...
  3. Distrações. ...
  4. Objetivos prazerosos. ...
  5. Enfrentamento.

Conforme informamos anteriormente, o futuro motorista precisa cumprir pelo menos 25 horas aula de prática de direção em veículo de aprendizagem. Só depois ele poderá realizar a última prova do Detran para tirar carteira. Isso não quer dizer que ele não pode praticar mais.

O porte da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo condutor é obrigatório, portanto, além de perigoso para os integrantes do veículo, outros motoristas e pedestres, colocar alguém sem habilitação para aprender a dirigir sem a presença de um instrutor habilitado é crime.

Via de regra, não há como aprender a dirigir legalmente no Brasil de outra maneira – pelo menos não em vias públicas e dentro da lei. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina, em sua Resolução Nº 168/2004, que o candidato à habilitação deve cumprir pelo menos 25 horas de aulas práticas.

Qualquer transtorno de ansiedade pode afetar a maneira como o condutor dirige e como se sente no trânsito. Ela afeta a percepção e atenção e, dependendo da intensidade, pode travar a pessoa, que terá muita dificuldade para dirigir”, explica a psicóloga.

Aprender a conduzir: As 4 maiores dificuldades dos iniciantes

  • Insegurança e traumas.
  • Dificuldades na coordenação motora.
  • Estacionar o veículo.
  • Medo patológico de conduzir.

Caso o candidato seja flagrado conduzindo o veículo em desacordo com o disposto na determinação do Contran, terá a LADV suspensa por seis meses. Esta é, na verdade, a consequência única e específica para o candidato que incidir em infrações de trânsito durante o processo de habilitação.

Pupilas dilatadas, batimentos cardíacos acelerados, suor excessivo e pressão sanguínea elevada. Essas são algumas das características de um indivíduo que está experimentando aquilo que chamamos de “prazer ao dirigir”.

O medo de dirigir é um distúrbio psicológico bastante comum na sociedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 6% da população brasileira é afetada pelo transtorno que tem até nome: amaxofobia.

Quando temos medo, nós liberamos adrenalina e essa adrenalina vai causar alterações que nos preparam para enfrentar o perigo. Nós chamamos de reação de luta ou fuga e vai causar muitas alterações no nosso corpo”, afirma Pedro.

Dados do Ministério da Infraestrutura/Denatran mostram que o Brasil conta com, aproximadamente, 74 milhões de condutores habilitados.

Dirigir na estrada, apesar de dar a impressão de ser mais fácil do que guiar na cidade, requer muita atenção e cuidado. A direção no trânsito movimentado de uma cidade grande faz com que sua atenção seja solicitada o tempo todo e, por isso, é mais fácil de se manter mais focado.

A legislação nos mostra que a única maneira legal de alguém aprender a dirigir é por meio da autoescola. Qualquer outra situação, ainda que em locais privados, pode caracterizar infrações administrativas e até criminais.

Medicamentos. Os medicamentos mais usados para o tratamento de fobias são: Anafranil. Cloxazolam.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.