O que fazer quando aluno xinga professor?

Perguntado por: umata . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Professor vítima de violência deve realizar boletim de ocorrência e exame de corpo de delito. Ao contrário do que muita gente imagina, não é somente a agressão física que pode ser classificada como violência contra o professor, mas ofensas verbais também – incluindo crimes de ameaça, injúria, calúnia ou difamação.

Em caso de descumprimento, os alunos nessa faixa etária estarão sujeitos à suspensão e, “na hipótese de reincidência grave, ao seu encaminhamento a autoridade judiciária competente”, conforme diz o texto do dispositivo.

Certamente um professor não tem a autoridade para ofender com palavrões qualquer aluno, uma vez que sua função no magistério é orientar, ensinar, dirigir. Nunca ofender.

O professor que humilha dolosamente uma criança ou adolescente em sala de aula incorre no crime do artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, constatou Ludmila Lins Grilo, juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

A ação dos alunos que ameaçam seus professores verbalmente, por exemplo, se configura uma violência psicológica. Quando a violência deixa o campo das palavras e passa a ser uma violência com o uso da força, esta passa a ser uma violência física, mas nem por isso mais fácil de ser combatida nos meios sociais.

São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

Se ela estiver falando demais, lembre-a de que ainda não é hora de conversar ou de que é hora de ficar mais calma e controlar os impulsos. Faça isso de uma maneira natural e respeitosa, e não como se ela tivesse feito algo errado. Além disso, você também pode introduzir jogos que envolvam respeitar turnos.

Escolas vêm mudando a forma de punir os estudantes que não seguem regras. Em vez das conhecidas suspensões e advertências, os indisciplinados agora são colocados para organizar espaços como a biblioteca, arrumar a sala de aula, limpar o pátio ou ajudar um colega mais novo.

Como deve o professor lidar com o mau comportamento de um estudante? O ideal é abordá-lo, conversar com ele e tentar descobrir o porquê dessa conduta. Ao falar com ele, o professor deve manter a calma. Nunca deve gritar e, muito menos agredi-lo, independentemente de seu grau de frustração.

Agende uma reunião com a Orientação Educacional. Muitas vezes, o docente pode nem mesmo estar ciente da animosidade. Assim, o diálogo com ele certamente será crucial para resolver a questão.

O crime de desacato exige o dolo específico, que consiste na vontade de ofender, humilhar, causar vexame e menosprezar o funcionário público em razão de suas funções. Assim, para a caracterização do tipo penal, não basta a enunciação de palavras ofensivas proferidas em momento de raiva ou de exaltação.

Chame o professor em voz alta e, quando ele olhar, diga “Nada não!”. Quando o professor falar seu nome durante a lista de chamada, grite “Faltou!”. Sempre faça perguntas desnecessárias e fora de contexto.

Não repreenda ou olhe para a criança. Finja, realmente, que não escutou. Com frequência, as crianças falam palavrão para chamar a atenção dos pais. Se perceberem que esse tipo de comportamento não rende a atenção desejada, perderão o interesse por ele.

Os danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade. Pois bem. Todos os dias milhares de ações são ajuizadas no Judiciário com base neste tema, nas mais diversas situações.

Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III:
Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro.

?(…) a relação de docente e aluno: não configura o delito. O tipo penal foi bem claro ao estabelecer que o constrangimento necessita envolver superioridade hierárquica ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função?. (2008, p. 890).

  • 1 – Tratar mal seus alunos. ...
  • 2 – Obrigar os seus alunos a participarem ativamente da aula. ...
  • 3 – Não se atualizar. ...
  • 4 – Não mostrar a importância do conteúdo. ...
  • 5 – Não estabelecer objetivos.

Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Tema atualizado em 19/4/2021. A conduta omissiva de escola particular que, por não agir com a cautela necessária ao cumprimento do dever de guarda e vigilância dos alunos, causa violação à integridade corporal ou mental de um deles configura falha na prestação de serviço e gera direito à indenização por danos morais.