O que fazer quando não se sabe o que fazer da vida?

Perguntado por: lcavalcante6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

7 dicas do que fazer quando não sabe o que fazer

  1. 1 – Calma. Ninguém nunca resolveu nada enquanto estava apavorado. ...
  2. 2 – Converse com os mais velhos. ...
  3. 3 – Faça trabalho voluntário. ...
  4. 4 – Esqueça a história da formiga e da cigarra. ...
  5. 5 – Dinheiro. ...
  6. 6 – Mais calma. ...
  7. 7 – Não tente provar nada a ninguém.

Procure a psicoterapia, pois o tratamento tem o objetivo de trabalhar a tristeza e tentar trazer mais leveza e fortalecimento para enfrentar a vida e buscar aquilo que se quer.

O sentido da vida e as situações limites
Eventualmente, a depressão pode começar quando a pessoa se vê enfrentando obstáculos que à primeira vista são intransponíveis. São eles: perdas de pessoas queridas, términos de relacionamento, sentimento de menos valia (inferioridade), bullying etc.

A sensação de “a vida não ir para frente” acontece quando a mente não está sob o controle do corpo, ou seja, não importa o quão ativos somos e quantas conquistas realizamos, para a nossa cabecinha tudo vai ser “mais do mesmo”.

Encontrar a si mesmo naquilo que se faz e conseguir se reconhecer – ou conhecer-se de novo nisso”. Essa é a definição de ter um propósito na vida dada pelo filósofo e professor Mario Sergio Cortella, autor de vários livros, entre eles Por Que Fazemos o Que Fazemos?

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

No geral, a falta de vontade para estudar está relacionada à falta de hábito de estudo, à procrastinação ou, até mesmo, a uma descrença em si mesmo. Para entender o que está acontecendo com você, é fundamental fazer uma autorreflexão e conversar com amigos, familiares ou especialistas.

Como voltar a ser feliz – Dicas para uma Vida Melhor

  1. Perdoe os fracassos e aceite-os.
  2. Seja grato pelas coisas boas, mas não as veja como garantidas.
  3. Pratique atividades físicas.
  4. Simplifique e identifique o que realmente importa.
  5. Desenvolva o hábito de meditar.
  6. Treine para ser uma pessoa resiliente.

A graça de viver, está em possuir sentimentos, e quando eles fluem e influem sobre o que você faz, pensa, ou fala. Não há como sorrir sem chorar, odiar sem amar, ou mesmo o "sentir bem" sem antes o "sentir mal", são sentimentos tão opostos, e é tão estranho o fato de caminharem juntos.

A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.

O vazio existencial é um sentimento de apatia e desmotivação que faz com que as pessoas deixem de ver sentido nas suas vidas.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

Como encontrar a força que você precisa para seguir em frente? Confira estratégias que você pode experimentar.
...
Nas próximas frases, compartilhamos nossas dicas.

  1. Dê um passo atrás. ...
  2. Defina o problema. ...
  3. Encontre o porquê ...
  4. Desprenda-se do que não funciona. ...
  5. Levante todas as opções possíveis.

O aumento da cobrança nesta idade ganhou o nome de "crise dos 25", momento no qual jovens relatam aumento da ansiedade e das incertezas na vida pessoal e profissional. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 75% das pessoas de 25 a 33 anos já passaram por essa crise.

A muito conhecida crise dos 30 anos é um fenômeno marcado pela sensação de impotência, de estar preso em um emprego pouco satisfatório ou a um relacionamento enfadonho. É um período de muita reflexão, ansiedade e questionamentos existenciais.

40 anos de idade

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

42. Este número é a resposta para a Grande Pergunta sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais, no livro Guia do Mochileiro da Galáxia, de Douglas Adams. No livro, justamente, a resposta era uma piada. Um computador passou um bilhão de anos calculando esta resposta, que depois não fez sentido pra ninguém.

Segundo Aristóteles, filósofo grego, “a felicidade é o sentido e o propósito da vida. O único objetivo e a finalidade da existência humana”.

A vida é muito curta pra deixar as coisas pra depois. Deixar sonhos na gaveta esperando o momento certo de realizar é não sair da zona de conforto, não se arriscar e deixar de buscar algo mais. A vida serve para vivermos de forma intensa, sem arrependimentos por não ter feito isso ou aquilo.