O que fazer quando o anel fica grande no dedo?

Perguntado por: dconceicao5 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Se o anel for grande demais para o seu dedo e precisar de mais que uma camada fina de cola, faça uma pilha pequena de cola quente em um prato de papel ou plástico, e coloque a parte de baixo do anel na cola quente, fazendo movimento vaivém até formar uma camada grosa.

A melhor opção para esse projeto é usar uma serra de joalheiro estreita, mas também dá para usar um alicate ou um cortador de fios, dependendo do material do anel. Caso siga a marcação bem retinha ao cortar, você conseguirá ver se removeu material suficiente para encolher o anel até o tamanho desejado.

Portanto, não estranhe se o anel não ficar exatamente na medida que você gostaria, isso é normal! É recomendável que a joia apresente certa resistência nas juntas ao ser colocada ou retirada e é completamente normal que a aliança gire um pouco.

Anel de prata ajustável
A prata de lei é facilmente ajustada por causa de seu baixo ponto de fusão. Para ajustar o anel, o joalheiro irá derretê-lo e soldá-lo novamente no tamanho apropriado.

Diferente de outros metais mais leves, como o ouro, prata e até a platina, o aço inoxidável não pode ser redimensionado manualmente. Alguns produtores possuem máquinas especiais que podem comprimir ou alargar o anel. Note que tal maquinário somente pode mudar o tamanho do seu anel de um quarto à metade do tamanho.

Fácil de aplicar e super confortável de usar. Basta ir enrolando a espiral na parte de baixo do anel, teste o anel até achar o ajuste perfeito, então corte a espiral como mostra a foto principal. Pronto, seu anel está perfeitamente ajustado para o seu dedo.

Tanto no polegar da mão direita quanto no da esquerda, não há absolutamente nada que indique uma piora de saúde ou do estado emocional (ou ainda do futuro) de quem está usando o anel. O que pode acontecer com que usa, é receber uma série de críticas ou elogios quanto à cor, modelo e tamanho.

Coloque a borracha em uma assadeira ou superfície resistente ao calor e remova com um alicate, a seguir coloque em uma toalha para esfriar enquanto verifica se há encolhimento. O calor seco funciona bem para encolher o novo material de borracha que precisa encolher, mas não para a borracha velha.

Para esticar o anel, você terá que usar um alargador ou medidor de anéis, ou um mandril de aço, que é uma vara afunilada que joalheiros e ourives usam para dimensionar anéis. Quando tiver as ferramentas, alargar o anel é uma tarefa simples e você terá um anel mais confortável em um piscar de olhos.

Um dos motivos mais usuais é o tipo de trabalho que o marido tem. Em alguns empregos não é permitido usar aliança. Se trabalhar com máquinas pesadas, numa fábrica ou construção civil, não pode usar anéis porque corre o risco de ficar com o dedo preso e coloca em risco a sua segurança e até a dos outros.

Com ela pendurada no pescoço, independente da profissão, a pessoa continuará usando o símbolo de seu compromisso e ainda assim conseguirá fazer o seu trabalho sem nenhuma preocupação, com as mãos livres. Além disso, a aliança no colar também fica mais próxima ao coração.

Os ourives possuem ferramentas específicas que, além de removerem de maneira segura a aliança apertada, preservarão o máximo possível da sua joia. Se você não conhece nenhum ourives, pode buscar por esse serviço diretamente em uma joalheria de sua confiança.

Basta medir com uma régua e com muita atenção o espaço interno do anel, ou seja, seu diâmetro. Não meça as bordas e garanta que o valor esteja em milímetros (1 cm = 10 mm). Depois disso, basta comparar com os padrões apresentados pela tabela e solicitar o anel no tamanho certo.

Anéis de tungstênio não podem ser redimensionados em circunstâncias normais, por qualquer joalheiro. Muitos joalheiros oferecem garantias que cobrem os anéis que precisam ser redimensionados. No caso de anéis de tungstênio, eles têm de ser substituídos.

Solicitados em projetos para os mais variados fins, os anéis em aço inox podem ser utilizados no seguimento da indústria eólica, alimentícia, construção civil, química, sucroalcooleira, óleo e gás entre outras.