Quem usa anel preto no dedo?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda. Mulheres lésbicas costumam usá-lo no dedo polegar, como um código para a sua preferência por mulheres.

Anel de tucum é um anel feito da semente de tucum, uma espécie de palmeira nativa da Amazônia. É utilizado por fiéis cristãos como símbolo do compromisso preferencial das igrejas, especialmente da Igreja Católica, com os pobres.

Membros da comunidade LGBT utilizam o anel de tucum em diferentes dedos, para mostrar sua orientação sexual. Em 2005, foi discutido no fórum online AVEN (Asexual Visibility and Education Network), o uso do anel preto no dedo médio da mão esquerda, para representar os assexuados.

ANEL NO DEDO INDICADOR
A utilização do anel nesse dedo pode indicar liderança e ambição. O anel no dedo indicador costumava ser usado por reis e grandes líderes, de modo que tornou-se um símbolo de autoridade. Em algumas culturas, ele também pode representar compromisso amoroso.

O escurecimento da pele relacionado ao uso de joias é geralmente devido a alergias ao níquel, eletrólise ou abrasão metal. Alergias ao níquel são a causa primária. O níquel reforça outros metais preciosos que podem não ser tão resistentes, como o ouro.

A utilização do anel de tucum foi resgatada especialmente pelos adeptos da teologia da libertação, com o objetivo de simbolizar a aliança das igrejas Cristãs com os pobres e oprimidos da América Latina, especialmente pelos católicos, após o Concílio Vaticano II e as Conferências Episcopais de Medellín e de Puebla.

Os anéis representam os cinco continentes habitados no mundo. Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo. A cor azul representa a Europa; amarela, a Ásia; a preta, a África; a verde, a Oceania; e a vermelha, a América. O entrelaçamento dos anéis representa a união amistosa e pacífica das nações.

As diferentes cores representam compromissos distintos, ou seja, dá para saber que, a pessoa que usa aliança dourada na mão direita, está noiva. Já a pessoa com aliança prata na mão direita está em um namoro.

Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.

Ele também representa as emoções (afeto) e criatividade em uma pessoa. Usando um anel na mão direita iria ajudá-lo a tornar-se mais otimista em sua vida. Este dedo é regido pelo Sol, planeta associado ao brilho, ao esplendor e ao sucesso profissional e pessoal.

Os anéis com pedras pretas são símbolos de proteção contra qualquer tipo de energia negativa, servindo como uma forte absorção de energias e, em sua estrutura interna, neutralizam as energias nocivas, convertendo-as logo em seguida. Além disso, essas pedras são sinônimos de modernidade, elegância e sofisticação.

No período da escravidão no Brasil, o Anel de Tucum, simbolizava para os escravos, símbolo de amizade, união e resistência na luta pela libertação. Esse anel então, se tornou para as camadas sociais oprimidas, um símbolo de aliança e parceria.

O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.

Por essas e outras tradições, o anel solitário é considerado símbolo de amor. E, quase sempre, essa joia é usada no dedo anelar da mão esquerda. O motivo é uma crença da antiguidade egípcia de que, nesse dedo, estaria localizada a “vena amoris”, única veia das mãos ligada diretamente ao coração.