O que fazer quando o cachorro está menstruada?

Perguntado por: pcarvalho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A cachorra vai apresentar um sangramento por cerca de uma semana. Durante essa fase, ela não permite que nenhum macho monte nela. Para ajudá-la, evite que outros cães cheguem perto dela, apenas fêmeas. Se for possível, coloque-a para dentro de casa, num local seguro e aconchegante.

É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são: Estresse; Agressividade; Tristeza.

Uma alternativa que ajuda muito a lidar com os sangramentos da cadela no cio é o uso do absorvente para cachorro.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Afinal, como cuidar de uma cadelinha no cio?

  1. evite expô-la em locais como jardins e pracinhas;
  2. deixe o local de descanso dela bem limpinho;
  3. faça a higienização correta da região genital da cadelinha;
  4. confira se há necessidade do uso de fraldas caninas;
  5. reforce a alimentação saudável para mantê-la disposta.

As mudanças de comportamento, tremores no corpo e sensibilidade no abdômen são os principais sintomas de que a cadela está sentindo cólicas no período. Entre os tratamentos para cuidar da cachorrinha estão os remédios homeopáticos e uso de florais, que devem ser recomendados por um veterinário especialista.

Essa conduta de subir em outros animais e simular o ato sexual pode acontecer por uma série de razões diferentes, como estresse, dominância e até diversão. O ato também pode indicar alguns problemas de saúde e comportamentais.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

Sinestar é indicado para evitar ou anular o cio na cadela ou gata; falsa gestação em cadelas; hipersexualidade do macho; adenoma de glândulas perianais; hipertrofia prostática do cão; tumores estrógeno dependentes na cadela; dermatite miliar felina; granuloma eosinofílico em gatos.

Na hora de dar banho à sua cadela no cio, pode utilizar o xampu habitual e o condicionador. Desta forma, não precisa de novos produtos, visto que, como já referimos, o cio não impede o seu banho nem causa nenhum tipo de alteração para ter que usar novos produtos.

Pegue um borrifador cheio de um quarto de xícara de água sanitária para cada 3,5 litros de água e borrife no local onde a cadela urinou ou defecou. Isso ajuda a se livrar do odor que atrai os machos.

As cadelas, a partir do primeiro cio, terão, em média, entre 1 e 2 ciclos ao ano até o término da vida, ao contrário do que acontece com as mulheres, uma vez que não possuem supressão de cio em função de idade avançada.

O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas após o início do sangramento. A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atenta ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

Escovar seus pêlos é uma boa pedida! Brinque mais para distraí-la do desconforto do cio; Existe floral para a fase do cio, pode ser uma opção; Massageie a sua gata de leve, pode amenizar os sintomas.

As fêmeas passam pelo primeiro cio assim que atingem a maturidade sexual e, assim, desenvolvem a capacidade para se reproduzir. Normalmente, isso ocorre aos seis meses de vida, aproximadamente. E, geralmente, a cadela sangra no cio de cinco a dez dias.