Estou menstruada e com enjôo posso estar grávida?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Algumas mulheres podem sentir algum enjoo durante o ciclo menstrual, mas ele passa com o fim da menstruação. Nas grávidas, a náusea e o vômito são bastante comuns, e, embora nem toda mulher necessariamente sofra com isso, a “náusea matinal” é um dos sintomas clássicos da gravidez.

Aproximadamente 30% das mulheres podem apresentar sangramentos em algum momento da gestação. O sangramento durante a gravidez desperta um sentimento de emergência e causa temores. Sempre que ocorra é preciso informar o ginecologista de forma imediata, mas na maioria dos casos não será uma situação grave.

Uma dúvida que sempre surge nas pacientes é saber se a menstruação interfere no resultado do exame de urina. A resposta para a pergunta é sim. Estar menstruada interfere no resultado do exame, pois o sangue que está sendo liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada no resultado.

A cólica na gravidez é normal e pode ocorrer durante todo o período gestacional. É mais comum nas primeiras semanas devido ao crescimento do bebê e adaptação do útero a este desenvolvimento. Está presente também no final da gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.

Sintomas da Nidação
A mulher pode sentir pequenas pontadas e leves dores abdominais, muito semelhantes às cólicas menstruais. Outro sintoma comum é o sangramento, que não chega à intensidade do fluxo de uma menstruação e geralmente é amarronzado ou rosado. Além disso, ele não dura mais do que três dias.

Náuseas durante a gravidez podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas geralmente acontecem pela manhã. Então observar quando as náuseas acontecem ajuda a saber se o enjoo é de gravidez. Além disso, algumas mulheres têm vontade, ou não podem suportar, certos alimentos quando engravidam.

Sim. O início da gravidez pode ser marcado por sangramento vaginal que lembra a menstruação e ocorre no período esperado por ela.

A chamada gravidez silenciosa acontece quando a mulher não se dá conta de que está grávida, só sendo notada por volta do terceiro trimestre, ou ainda, apenas na hora do parto. Se você já passou por uma gravidez, principalmente, deve estar se perguntando: como é possível estar grávida e não perceber.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Sim, menstruar durante a gestação é raro, mas acontece. “Quando a gravidez começa, o saco gestacional ainda está com dimensões pequenas e não ocupa todo o útero, portanto, uma parte ainda fica revestida pelo endométrio. Esse endométrio pode responder as oscilações hormonais e a menstruação acontece.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ
São eles: Atraso menstrual; Náuseas (enjoo e vômitos); Mastalgia (dores na mama e maior sensibilidade na região).

O teste da água sanitária é simples, basta você misturar em um recipiente a urina da mulher com um pouco de água sanitária. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Como é? Meça seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez.

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Logo que a mulher entra no período fértil, o estrogênio é o hormônio dominante, e o muco “clara de ovo” ou mais aguado pode aparecer no cotonete. Depois do período fértil, o muco branco tipo pomada retorna e fica assim até a próxima menstruação ou, se houver gravidez, vai até o final da gestação.

Dessa forma, a especialista confirma que, logo no início da gravidez, a mulher pode se sentir mais inchada e mais 'barriguda' na região abaixo do umbigo, devido à retenção de líquido e gases. Além disso, as gestantes se preocupam com a textura da barriga no início da gravidez, se fica mole ou dura durante a gestação.

O Teste de Gravidez é um app gratuito para Android, que oferece um questionário para aquelas mulheres que desconfiam que estejam grávidas. Ele não é válido como uma ida ao médico ou exame de laboratório, mas ajuda a ter uma noção das chances de estar esperando um bebê, a partir das respostas dadas em sua investigação.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.