O que gasta mais monofásico ou bifásico?

Perguntado por: rferreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

monofásico você vai ter o consumo mínimo de. 30 quilómetros mesmo é. bifásico de 50 e de trifásico sem Então vamos ver quanto é que tá custando né agora em agosto de 2020 um você vai ter lá na conta.

Sistema bifásico
Esse tipo de ligação é utilizado apenas em zonas rurais, onde a quantidade de equipamentos elétricos não é tão grande como a das zonas urbanas. Sistemas bifásicos são utilizados para potências de 12000 W até 25000 W.

A ligação da rede bifásica é feita com três fios, dois fases e um neutro. As voltagens são 127V e 220V e consegue atender entre 12.000 e 25.000 Watts de potencia. Esse tipo de distribuição é normalmente instalada em regiões rurais, pois não haverá tanto consumo de energia como nas áreas urbanas.

Para residências, quando a soma das potências dos equipamentos ultrapassa 8000 watts, a ligação mais indicada é a trifásica. O fornecimento trifásico, utilizado nas regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro.

Monofásico: dois fios, uma fase fornecida pela concessionária e um neutro. Na hora de escolher qual sistema colocar em casa, não importa muito se a casa é “pequena” ou se tem poucos moradores, mas sim quantos eletrodomésticos ficam ligados na rede, especialmente ao mesmo tempo.

Caso sua residência seja do tipo monofásica, não terá como ligar um aparelho de 220v sem solicitar um aumento de carga a concessionária, a não ser que use um transformador, o que não aconselho. Para ter certeza qual o tipo de ligação na sua residência, é só olhar a sua conta de energia, lá vem informando.

A maior parte dos apartamentos e casas ficam bem servidos com a ligação monofásica, já que o consumo de energia residencial normalmente não ultrapassa a quantidade de quilowatts suportada por esse tipo de rede.

Uma das vantagens do sistema trifásico é o uso de menos material para entregar mesma potência de um monofásico equivalente, diminuindo as despesas e possibilitando geradores e condutores menores e mais leves. Além disso, os motores trifásicos estão menos propensos a quedas inesperadas de energia.

A diferença está apenas na ligação elétrica. Monofásico é composta por 1(um) fio fase + 1(um) fio neutro, já o bifásico é composto por 2(dois) fios fase. Obs.: Em ambos os casos precisa ser instalado o fio de aterramento.

O equipamento serve para calcular o consumo de um local que tem aplicado uma instalação de energia elétrica com conexão a um transformador o qual trabalha com duas fases e um neutro.

Segundo a Resolução Normativa 414 de 2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os valores estabelecidos para cada padrão são: Monofásico: o consumidor paga uma taxa mínima equivalente a 30 kWh; Bifásico: o custo de disponibilidade pago corresponde a 50 kWh; Trifásico: a taxa mínima é igual a 100 kWh.

Bifásico ou trifásico, qual gasta mais? Como foi dito anteriormente, a rede bifásica é indicada para uma capacidade de cargas de 12.000 a 25.000 watts, já a rede trifásica é indicada para cargas de 25.000 a 75.000 watts.

Qual o melhor? Não existe um padrão “melhor” entre os tipos monofásico, bifásico ou trifásico, e sim o mais adequado às suas necessidades. Dependendo do tamanho do seu negócio, uma rede com potência máxima mais elevada pode ser tudo o que você precisa para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e funcional.

Não existe um padrão melhor ou pior, existe apenas o que mais se adequa às suas necessidades. Afinal, se você possui um negócio que possui alta demanda de energia, uma rede monofásica ou bifásica pode não te servir adequadamente, sendo melhor optar por um sistema de maior potência, como o trifásico.

Devido a essa característica, os circuitos elétricos das residências e da iluminação pública são projetados em circuito paralelo.

Confira quais aparelhos consomem mais energia e o que você pode fazer para gerenciar melhor os gastos na residência.

  1. Ar-condicionado. ...
  2. Geladeira. ...
  3. Chuveiro elétrico. ...
  4. Videogame. ...
  5. Micro-ondas. ...
  6. Televisão. ...
  7. Carregador de celular. ...
  8. Cooktop elétrico.

Quando usar o gerador monofásico
Eles são indicados para instalações onde não haja circuito trifásico instalado, pois assim são menores as chances de problemas causados pelo desbalanceamento de carga além do fato do custo da instalação ser menor em sistemas de baixa carga.