O que gera a corrente alternada?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Ocorre quando o valor da tensão elétrica varia ao longo do tempo, de acordo com a frequência. Uma das maiores vantagens da corrente alternada, é ter o fluxo alternado no sentido dos elétrons, que promove a capacidade de ser transportada por longas distâncias e grandes potências.

O inversor de tensão é um dispositivo que serve para converter uma tensão contínua em alternada. Os inversores mais antigos recebem em sua entrada uma tensão constante e geram um sinal de onda quadrada alternado. Isto é, ora a corrente flui para um lado, ora para outro.

A corrente alternada diz-se ser a corrente da natureza, pois é gerada a partir de elementos naturais como quedas d'água, vento, que fazem girar um ímã ou uma bobina para gerar a corrente, como dito acima. Essa é a corrente que chega até as tomadas das nossas casas.

O que é mais perigoso corrente contínua ou alternada? Entre a corrente contínua e a corrente alternada a mais perigosa é a corrente alternada, em uma comparação das duas correntes com a mesma frequência a corrente alternada pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa.

Não sofremos choque elétrico porque a tensão elétrica em uma bateria ou pilha é relativamente muito baixa, ou seja, como a tensão elétrica é baixa, ela não consegue romper a resistência elétrica do corpo.

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

A corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, como em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos.

A corrente alternada é usada em nossa residência pois ela é capaz de ser transmitida a longas distâncias, sem perder muita energia.

Aparelhos que funcionam com corrente alternada
Aspirador de pó Ventilador. Liquidificador. Processador de alimentos.

No entanto, com a corrente alternada é possível construir geradores elétricos, motores e sistemas de distribuição de energia que são muito mais eficientes que do que se fossem em corrente contínua, e assim encontramos a CA como sendo a forma de energia predominante em todo o mundo nas aplicações de alta potência.

Desse modo, a corrente contínua será positiva ou negativa, estando presente em circuitos eletroeletrônicos de baixa tensão. Enquanto a carga alternada varia entre negativa e positiva, sendo utilizada em circuitos elétricos e linhas de transmissão de alta tensão.

O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.

A frequência da corrente alternada (AC) é o número de ciclos por segundo numa onda sinusoidal AC. A frequência é a velocidade que a corrente muda de direção por segundo. É medida em hertz (Hz), uma unidade de medição internacional onde 1 hertz é igual a 1 ciclo por segundo.

A energia elétrica é gerada pela conversão da energia mecânica ou química em elétrica. Essa transformação acontece a todo o momento. Um moinho de vento, por exemplo, converte energia mecânica em energia elétrica com ajuda do vento.

A corrente elétrica que recebemos em nossas residências é do tipo alternada. Essa espécie de corrente sofre inversão de sentido constantemente.

  • Ottó Bláthy
  • William Stanley

As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.

Uma corrente de 75 miliampères produz a contração dos músculos do pulmão, provocando deficiência do sistema respiratório. Acima de 75 miliampères a descarga elétrica começa a interferir no coração, que também trabalha com mecanismo elétrico, provocando uma arritmia cardíaca.