O que gravar no anel de formatura?

Perguntado por: lporto6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Além do emblema da profissão, há outras sugestões para gravar dentro do anel. Por exemplo, a data da formatura, o nome da pessoa recém-formada ou suas iniciais. Enfim, não existe uma tradição nesse sentido, então você pode gravar o que quiser.

Ou seja, usar o anel de formatura nesse dedo da mão esquerda abre uma porta de sucesso para o graduando. Apesar dessa crença, algumas pessoas usam essa importante joia no dedo médio, para poder deixar os dedos anelares livres paras outros anéis, como por exemplo as alianças e os anéis de noivado.

O anel de formatura deve ser usado no dedo anelar. Por isso, se você está considerando presentear com um anel, considere o tamanho do anel para o dedo indicado. Essa dúvida é bastante comum com relação à joia e sobre qual dedo usar o anel de formatura.

Não é obrigatório usar vestido para colação de grau. Podem ser usados também: saias, calças sociais, pantalonas e diversas possibilidades de blusas, sapatos, sandálias, acessórios como brincos, pulseiras e colares.

Serenidade e proteção dos pensamentos, além de concentração e raciocínio, são as características mais marcantes da safira azul para representar o curso de Ciências da Computação e, por esse motivo, ela também é a pedra presente no anel dos formandos.

Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente dado pelos pais ou família aos formandos.

Os formandos costumam usar o anel no dia da colação de grau ou até alguns antes. Depois ele pode ser usado no dia a dia ou se preferir em ocasiões especiais.

Não leve presentes para a festa
É normal querer presentear o formando por ser um momento muito importante. Porém, o presente deve ser entregue na casa do formando, e não na festa. Além de ser uma gafe, alguém terá que carregar o presente durante toda a festa.

O anel de formatura, no Brasil, é utilizado no dedo anelar esquerdo, que é ligado à simbologia do deus Sol, representando, dessa maneira, prosperidade, sucesso profissional e brilho. Como alianças e anéis de noivado também ocupam o dedo anelar, tem pessoas que preferem utilizá-lo no dedo médio.

A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.

Anel formatura Pedagogia: conheça a ametista
No caso da Pedagogia, é a ametista. Uma pedra que conta com uma cor rosa ou violeta, e ambos os tons podem ser encontrados em nosso catálogo.

Anelar — ou anular, também vulgarmente conhecido como "seu-vizinho"; Mínimo — também vulgarmente conhecido como "dedinho" ou "mindinho" ou ainda "minguinho".

O costume surgiu na Grécia antiga, e bombou com os romanos. Tudo porque acreditava-se que uma veia do dedo anelar esquerdo dava direto no coração – dado que a anatomia atual desmitificou. Era a vena amoris (“veia do amor” em latim).

O ideal para as mães é focar na elegância e requinte, preferindo destacar a nobreza dos tecidos, do corte e dos acessórios. Um visual mais maduro e imperativo irá te diferenciar da sua filha e das convidadas, destacando o seu lugar de mãe nessa ocasião.

Colação de grau e formatura
Também é um evento que deve ser gratuito: de acordo com os princípios de autonomia das IESs, determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é de responsabilidade da instituição.

Traje masculino
Camisa preta (manga longa ou curta) ou camiseta sem gola na cor preta ou um tom escuro, calça social preta, meia preta e sapato social preto, sugerimos não usar tênis.

Tábua das 12 Leis:
Outro símbolo importante do Direito é a LEX (Lex Duodecim Tabularum) ou simplesmente Tábua das 12 Leis. A Lex é oriunda do Direito romano, grande influenciador das ramificações atuais do Direito e foi elaborada em 451 a.C por dez plebeus, devido uma iniciativa de um plebeu de nome Terentílio.

O anel de formatura marca um momento importante e inesquecível na vida do formando: a tão aguardada conclusão do curso, dando início a uma nova fase da vida. O anel eterniza essa data e conquista na vida de alguém. E é por isso que a tradição dos anéis de formatura se renova sempre.

Mais que um simples acessório, o anel de formatura indica a conclusão de uma etapa e a área profissional de quem está se formando. Presentear a formanda com uma joia é uma tradição, principalmente em cursos tradicionais como Medicina, Odontologia e Direito.

O paraninfo seria como um padrinho (ou madrinha) dos formandos, um padrão de referência dentro do curso e da profissão e com reconhecida competência. Ele serve como um conselheiro para a turma e será a pessoa que fará a entrega do diploma aos seus afilhados.