O que o Brasil herdou de Portugal?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização.

A língua portuguesa, falada no Brasil, herdou, no entanto, um vasto vocabulário das línguas indígenas, principalmente no que se diz respeito às denominações da fauna, flora, e demais palavras relacionadas à natureza.

Além da língua e da religião, vários folguedos populares como o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa. No folclore brasileiro, são de origem portuguesa os seres fantásticos como a cuca, o bicho papão e o lobisomem, e muitas das lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.

Regada a muito azeite, a culinária portuguesa é variada, sendo composta, principalmente, de peixes, frutos do mar, carne de caça, azeitonas, frutas e legumes diversos. Além do bacalhau e do clássico pastel de Belém, a cozinha de Portugal tem muito mais a oferecer aos seus visitantes.

A Igreja Católica está presente na história brasileira desde a chegada dos portugueses, contribuindo para a formação cultural, artística, social e administrativa do país.

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

Produção e exportação portuguesa
No ramo da alimentação, Portugal produz batata, tomate, azeitona, uva, ovino, bovino, suíno, aves, peixes e produtos lácteos. Possui também indústria alimentícia, além de têxteis, material para construção civil, cerâmica, entre outros.

Selecionamos os principais costumes e tradições de Portugal, para que possa conhecê-los e saber mais sobre a cultura portuguesa.

  • Danças Tradicionais. ...
  • Azulejos Portugueses. ...
  • Galo de Barcelos. ...
  • Artesanato. ...
  • Doces Conventuais. ...
  • Festas e romarias. ...
  • Gastronomia. ...
  • Vinho do Porto.

Assim, palavras como Cobra, Comando, Fétiche, Albino, Albatroz, Banana, Cachalote, Tempura, Zebra ou mosquito foram adotadas por outras línguas no tempo em que Portugal dominava os mares e deu a conhecer novos mundos ao mundo.

A origem de nossa língua está ligada ao latim – língua falada pelo povo romano, que se situava no Lácio, pequeno Estado da Península Itálica. A transformação do latim em língua portuguesa se deu por consequência de conflitos e transformações político-histórico-geográficas desse povo.

Explicação: A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização.

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

A pré-história regista os primeiros hominídeos há cerca de 500 mil anos. O território foi visitado por diversos povos: fenícios que fundaram feitorias, mais tarde substituídos por cartagineses. Povos celtas estabeleceram-se e misturaram-se com os nativos.

Pequeno-almoço: na mesa há pão, manteiga, queijo, fiambre, doce, bolos, café, chás, leite e sumos. Meio da manhã e meio da tarde: fruta, bolo, café Almoço e Jantar: há sopa, salada, peixe, carne, legumes, arroz, massa, batatas, fruta, doce, café expresso.

Consequências da colonização
A cultura indígena foi suprimida, já que os europeus acreditavam que a sua linhagem era superior. A Colonização do Brasil foi o período em que a Coroa Portuguesa enviou expedições a fim de povoar as terras brasileiras para evitar que fossem dominadas por outra nação.

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.