O que o Brasil herdou dos alemães?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os alemães tiveram várias ondas migratórias para o Brasil, e seus costumes marcaram definitivamente nossa gastronomia, moda e arquitetura. A influência não é pequena: na gastronomia, na moda, na arquitetura, nos eventos culturais. A imigração alemã trouxe ao Brasil uma rica herança cultural.

Hoje são aproximadamente 5 milhões de descendentes alemães morando no Brasil.

Muitos imigrantes alemães trouxeram consigo a fé evangélica, reformada ou luterana. A partir deste momento, inicia-se uma surpreendente história de reconstrução, uma nova identidade religiosa no Brasil.

Além das celebrações e dos contos, os imigrantes alemães nos trouxeram outra grande tradição germânica: a pintura alemã Bauernmalerei (ou apenas Bauer). A técnica de pintura camponesa foi inventada pelos agricultores que buscavam dar cor aos seu móveis velhos, renovando-os com detalhes decorativos.

Oktoberfest: uma lista com as grandes festas da cultura alemã no...

  • Oktoberfest Blumenau.
  • Oktoberfest Santa Cruz do Sul.
  • Oktoberfest Igrejinha.
  • São Paulo Oktoberfest.
  • Oktoberfest Paraná

Uma das principais comidas típicas da Alemanha é o fischbrötchen, ou sanduíche de peixe, bastante consumido nas regiões costeiras do país, como Hamburgo e Bremen. O preparo do prato é relativamente simples: uma fatia de arenque ou salmão marinado dentro de um pão artesanal com picles, cebolas e muito molho.

Schiller. Como um dos sobrenomes alemães mais raros, Schiller se refere aos indivíduos que possuem estrabismo, devido a isso, significa “vesgo”.

O sobrenome mais popular da Alemanha é Müller. Depois vêm Schmidt, Schneider, Fischer e Meyer. O topônimo mais comum na Alemanha é Hausen, que diz respeito a “Haus” (casa), uma moradia fixa. Doze municípios, muitas cidades e muitos bairros levam esse nome.

Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.

É na hora do almoço, que as pessoas na Alemanha fazem o que elas chamam de “refeição quente”, por exemplo, carne ou peixe com legumes. Além das já citadas batatas, as massas também são pratos populares, geralmente macarrão à bolonhesa ou com molho branco.

Na maioria das vezes são caucasianos, de olhos claros e cabelos loiros, mas podem apresentar também mudanças no tom de cabelo e dos olhos.

O Rio Grande do Sul recebeu a maior parte dos imigrantes alemães, seguido de Santa Catarina. Na década de 30 do século passado, 20% da população desses estados já era de origem alemã. No Paraná, em São Paulo e no Espírito Santo a porcentagem foi menor, mas igualmente significativa.

1) Cortar o pão de sal pela metade: Os pães alemães têm fama de serem deliciosos e, na minha opinião, realmente o são! Aqui na Alemanha, a maioria das pessoas tem o costume de dividir o pão francês em duas metades, comendo primeiro uma e depois a outra, especialmente no café da manhã.

Os alemães contribuíram na formação dos usos e costumes gaúchos. Na culinária, são da cultura alemã as cucas, defumados, chucrute, salsicha, cerveja, salada de batatas, geleias, chimias, pães caseiros, além do hábito do café colonial, tão apreciado por nós e por turistas.

O principal motivo da vinda dos alemães para o Brasil foi a busca por melhores condições de vida, já que o mercado brasileiro estava começando a crescer com o fim do regime escravista. Além disso, na região sul, havia poucos povos, o que obrigava o governo a buscar alternativas para promover o povoamento local.

Uma dessas cidades, que mantém várias características da cultura alemã, é Pomerode, um pequeno município no interior de Santa Catarina, conhecido como a cidade Mais Alemã do Brasil. Há muito da Alemanha em Pomerode.

O país tem uma variedade de religiões, costumes e tradições que compõem a rica cultura da Alemanha, conhecida por sua longa e farta história. Isso moldou uma cultura que combina literatura, arte, filosofia, lógica, razão e, é claro, um amor por cerveja e salsichas.

Em Berlim é muito comum o prato “currywurst”, que é uma salsicha com ketchup ao curry. Há ainda a weißwurst da Baviera, uma das regiões turísticas de Alemanha, uma salsicha branca que você descasca antes de comer e é servida com uma mostarda doce; e o rostbratwurst grelhado, comum em Nurenburg, servido com chucrute.

O que a Alemanha bebe

  • Craft Beer. ...
  • Cold Brew Coffee. ...
  • “Schorlen” e “Brausen” ...
  • Água.

Os alemães são diretos e não têm medo do conflito. Por muitas vezes, os recém-chegados no país acham que os alemães são grossos, mas para eles, estão simplesmente falando as coisas como elas são.