O que Jacó fez de errado?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção. Gênesis 29: 18.

Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura me aceitará.

Jacó foi filho de Isaque, e neto de Abraão. Foi um homem que, como nós, não aguentou esperar a realização da vontade de Deus e assim tentou antecipar realizações e executar sua vontade: foi assim ao tomar para si a primogenitura de seu irmão; e foi assim na vida sentimental. Existiam regras para os relacionamentos.

Depois de tudo que Israel/Jacó passou com o seu sogro Labão, as suas esposas Lia e Raquel, e por último o seu irmão gêmeo Esaú, foi só os seus filhos crescerem para ele sofrer com eles também. Ninguém tem filhos pensando que eles vão crescer e contribuir com o seu sofrimento, pelo contrário.

Como Jacó estava apaixonado por Raquel, logo respondeu: “Trabalharei sete anos para o senhor, a fim de poder me casar com Raquel, tua filha mais nova!” Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem.

Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Aflito pelo reencontro com Esaú, Jacó fica frente a frente com Deus. Ele se ajoelha e implora por salvação, mas é afastado pelo Senhor. Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

32:24-26 (“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu.

Jacó era anafabeto porque não enxergava bem e não tinha óculos,por isso não sabia ler, e não escrevia porque não tinha caneta azu.

Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel.

Vimos no capítulo de Gênesis da última segunda (23), a luta entre Jacó e Deus, que durou a noite toda e só acabou quando Deus deslocou a sua coxa. Essa luta tem uma representação muito grande, pois revela o quanto Jacó queria mudar de vida.