O que ler em 2023?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 13 votos

Indicamos os 20 melhores livros para ler em 2023

  • O Despertar de Tudo, de David Graeber e David Wengrow. ...
  • Quando deixamos de entender o mundo, de Benjamín Labatut. ...
  • O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk. ...
  • A filha perdida, de Elena Ferrante. ...
  • Solitária, de Eliana Alves Cruz. ...
  • Memória de Ninguém, de Helena Machado.

Vencedor do prestigiado Prêmio Jabuti em 2022, “O Som do Rugido da Onça” é um romance histórico da escritora pernambucana Micheliny Verunschk. Com toques de poesia e investigações jornalísticas, a história é centrada no sequestro de duas crianças indígenas que foram levadas para a Europa no século XIX.

a Bíblia

De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e distribuídas.

5 dicas dos melhores livros para abrir a mente

  • Homo Deus. Esta é uma obra de Yuval Harari, o consagrado autor do também ótimo “Sapiens: uma breve história da humanidade”. ...
  • Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus. ...
  • Storytelling com dados. ...
  • O andar do bêbado. ...
  • O sol é para todos.

Quem consegue cultivar o hábito de ler todos os dias, pode facilmente observar que ocorrem melhoras na concentração, aumento da criatividade, ampliação do vocabulário, melhor desenvolvimento da escrita, memória ativa, e muito mais.

Por outro lado, autores defendem que apenas 5 páginas de leitura por dia podem fazer diferença ao final de um ano. Para isso, torna-se necessário observar apenas duas regras: Regra 1: Nunca deixe de ler 5 páginas todo dia. Se, por algum motivo, não for possível cumprir a meta, esse número dobrará a cada dia não lido.

Mudar os hábitos
Estamos falando de realmente querer mudar e colocar isso em prática. O primeiro passo é parar de procrastinar e começar. Todos os dias adiamos algo para amanhã e o dia de começar nunca chega. Para quem deseja ler até 50 livros em um ano esse dia deve começar hoje mesmo.

Quantos livros são recomendados a ler por ano? Muitos, então, pensarão que o ideal é ler 121 livros por ano, um pouco mais ou um pouco menos. O ser humano não é um robô. A leitura pela leitura não é nada.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante.

Ainda, a prova de Matemática do ENEM contém exercícios de raciocínio lógico e cobra muita leitura e interpretação por parte do aluno, já que possui diversos gráficos e tabelas. Além disso, não há muitas fórmulas extensas, já que o uso de calculadora é proibido no exame.

812 pontos

Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos. A maior nota é de 920 pontos, e a menor, 772 pontos.

Se você quer saber como estudar para medicina, saiba que deverá mandar bem em todas as disciplinas. Mas uma estratégia interessante é focar em Redação, Ciências da Natureza e Matemática, principalmente, se o seu objetivo é tentar uma vaguinha por meio do Enem.

Teeny Ted de Turnip Town

O menor livro impresso do mundo é intitulado "Teeny Ted de Turnip Town", mede 70 micrômetros por 100 micrômetros e detém o Recorde Mundial do Guinness.

Agatha Christie

A campeã e uma das precursoras dessa história é Agatha Christie. O Guiness Book descreve a escritora britânica como a romancista mais bem-sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos, uma vez que suas obras, juntas, venderam cerca de três bilhões de cópias.

O autor brasileiro que vendeu mais livros em 2021 foi Thiago Nigro: foram 200.475 exemplares de Do mil ao milhão, mas o "primo rico" ficou em segundo pelo segundo ano consecutivo e não foi o livro mais vendido do ano!

9. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, C.S. Lewis (1950) Estimativa de vendas desde que o livro foi lançado: 85 milhões de cópias.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Além do impacto na imaginação e na comunicação, ler com frequência exercita partes importantes do cérebro, e o resultado disso é a manutenção de diversas funções cruciais para uma vida saudável. Confira os principais motivos que reforçam a importância da leitura: Ajuda a exercitar a imaginação e criatividade.